62644-x-perguntas-e-respostas-frequentes-sobre-curso-tecnico

6 perguntas e respostas frequentes sobre curso técnico

O ensino técnico tem algumas particularidades em relação a outras modalidades de ensino e, por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo!

Neste post, vamos responder às 6 dúvidas mais comuns sobre o curso técnico, que provavelmente já passaram pela sua cabeça. Continue lendo e descubra as respostas:

1. O curso técnico exige ensino fundamental completo?

A formação de nível técnico é vista pela legislação brasileira como complementar ao ensino médio. Por isso, esses dois níveis de ensino têm alguns pré-requisitos em comum. Dentre eles, está a exigência de ensino fundamental completo para efetuar a matrícula.

2. Para fazer curso técnico é preciso ter completado o ensino médio?

A resposta aqui é depende. Existem 3 espécies de curso técnico no Brasil:

• integrado, realizado na própria instituição de ensino médio, de modo que curso médio e técnico formam um só;
  • concomitante, na qual os cursos técnico e médio são coisas distintas e realizadas em paralelo (um de manhã, e o outro a tarde, por exemplo); e
  • subsequente, em que o início do curso técnico ocorre após o término do ensino médio.

Sendo assim, a exigência de ensino médio completo depende do tipo de curso oferecido. Se for um curso subsequente será necessário; nos demais casos, não.

Na dúvida, dê uma olhada na página de cursos do site da instituição de ensino em que você pretende se matricular.

3. O curso técnico substitui o ensino médio?

Na questão anterior, conhecemos os 3 tipos de curso técnico. Como pode ter dado para perceber a partir disso, nenhum deles substitui o ensino médio. O máximo que pode ocorrer é ambos formarem um único curso integrado.

4. Qual é a duração de um curso técnico?

Embora o tempo total possa variar de um curso para outro, os cursos técnicos costumam ter uma duração relativamente curta. A carga horária média é de cerca de 1200 horas e pode ser concluída, na maioria das vezes, no período entre 1,5 ano ou 2 anos.

5. Como funciona o curso técnico a distância?

O curso técnico combina ensino teórico com ensino prático. Assim, o estudante tem aulas expositivas e aulas destinadas ao desenvolvimento de suas habilidades de trabalho. Por isso, é comum ter dúvidas sobre o funcionamento do ensino técnico a distância.

Na verdade, o que ele faz é simplesmente disponibilizar a parte teórica do curso na internet, permitindo que o aluno se dirija à instituição de ensino apenas para desenvolver as competências mais ligadas a prática. Ou seja, ele mistura as modalidades de ensino a distância e presencial.

6. Quais são as possibilidades no mercado de trabalho para quem tem curso técnico?

O Brasil tem uma grande necessidade de trabalhadores com nível técnico. Isso porque, desde os anos 2000, o número de pessoas com essa formação não acompanhou o crescimento da economia.

Essa carência não só aumentou a quantidade de oportunidades para quem escolhe um curso técnico como também garantiu o crescimento do salário pago a esses profissionais. Logo, realizar um curso técnico pode ser uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho.

Esperamos que as suas dúvidas tenham sido respondidas. Se não, não hesite em deixar sua pergunta nos comentários!

E se você se decidiu por um curso técnico e está pensando se é possível frequentar as aulas com uma rotina corrida, confira também nossas dicas de como conciliar trabalho e estudo!