78027-como-fazer-sua-rede-de-contatos-em-um-curso-a-distancia

Como fazer sua rede de contatos em um curso a distância?

Ter boas relações hoje em dia faz muita diferença no momento de buscar uma colocação no mercado de trabalho, principalmente em um contexto de concorrência acirrada e fragilidade econômica.

O chamado networking (ou rede de contatos), na prática, é uma porta de entrada para oportunidades de emprego. Afinal, a indicação conseguida por meio desses relacionamentos atalha o caminho entre as dezenas de currículos que cada vaga recebe.

Você é aluno EAD e não sabe como manter uma rede de contatos em um curso a distância? Fique ligado: este post traz dicas poderosas para você potencializar seu networking!

Participe dos fóruns do curso

Praticamente todos os cursos a distância possuem fóruns para interação e esclarecimento de dúvidas, e é fundamental que você participe dessas conversas.

Além de agregar conteúdo, você pode começar a criar vínculos com colegas e professores. Acredite: isso ajuda muito a abrir novas possibilidades no futuro!

Interaja com seus contatos nas redes sociais

Se você está ativo nas redes sociais, saiba que essa é uma ótima chance de ampliar os contatos em um curso EAD.

Não estamos falando de ficar o dia todo conectado, mas com o Facebook, Twitter, LinkedIn e WhatsApp em alta mais do que nunca, dar aquela olhadinha diária para ficar por dentro das novidades também pode trazer ótimas oportunidades de trabalho.

Por lá, você também se mantém mais próximo de amigos e contatos profissionais, o que faz das mídias sociais um excelente meio para fomentar relações.

Organize atividades em grupo de estudo presencial

Engana-se quem pensa que educação a distância se resume a contato virtual. É possível sim montar grupos de estudo aproveitando a biblioteca e os demais materiais disponibilizados pela instituição de ensino.

Engaje-se nessa ideia: além de aproveitar em grau superior o que a instituição oferece, você se aproxima muito mais de seus colegas.

Guarde bem os contatos de seus colegas

Parece básico, mas é aí que muitos ficam pelo caminho. Faça um cadastro com e-mail e telefone de seus contatos. Esse arquivo pode ser via planilha eletrônica, aplicativo ou programa próprio de agenda. Aproveite e faça uma cópia de segurança em um pen drive ou salve na nuvem. Dessa forma, você vai ter os contatos sempre à mão.

Construa amizades verdadeiras (e não por ocasião)

A rede de contatos em um curso a distância não deve ser utilizada somente em momentos de necessidade e para pedir favores. Mantenha relações de amizade verdadeira com quem você tem mais afinidade e contato frequente.

É muito chato receber um pedido de ajuda para uma vaga de emprego ou mesmo comprar algo de uma pessoa que você não vê há muito tempo, claramente numa relação apenas de interesse. Seja autêntico e receberá o mesmo de volta.

Viu como há várias formas de criar sólidos contatos em um curso a distância? Esteja aberto para compartilhar suas vivências e habilidades, aproveite a tecnologia e as oportunidades que lhe aparecem. Manter verdadeiros laços é importante não somente para o campo profissional, mas também para a vida.

Agora queremos saber de você: como é sua experiência com networking? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *