63542-conheca-o-curso-tecnico-em-estetica

Conheça o curso técnico em estética!

O curso de Técnico em Estética está em alta, e um dos principais motivos para isso é a crescente valorização dos cuidados com a beleza e com o bem-estar.

O mercado é promissor e a área de atuação é ampla, principalmente depois que a profissão foi incluída como parte do Conselho de Biomedicina. Isso agregou ainda mais valor à profissão, que lota salas de aula em diversas faculdades de todo o país.

Ficou interessado em conhecer melhor o curso técnico em estética? O post de hoje listou as principais informações sobre o assunto. Confira!

Características do curso técnico em estética

O objetivo do curso técnico de estética é capacitar profissionais para atuar no cuidado da beleza e do bem-estar das pessoas. Sua carga horária pode variar de 1200 a 1500 horas e, para se matricular, é necessário ter no mínimo 17 anos e ter concluído o ensino médio.

A média salarial do profissional formado vai depender da área de atuação e do estado. Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, o valor fica em torno de R$ 1.041,00.

Perfil do profissional

O esteticista deve ter uma grande empatia pelas pessoas, uma vez que se trata de um profissional ligado à manutenção da autoestima e bem-estar dos seus clientes.

Ao longo do curso, o aluno desenvolverá habilidades e conhecimentos científicos e anatômicos do corpo humano, noções de cosmetologia, além de conhecer os principais componentes ativos que cada cosmético possui.

Outra competência adquirida é a atenção à saúde e à satisfação das pessoas. O profissional estará apto a desenvolver métodos com o objetivo de promover, manter e recuperar a saúde da pele, rosto, corpo e couro cabeludo.

Mercado de trabalho

Nos últimos anos, cresceu a procura por profissionais capacitados. A indústria de cosméticos tem hoje um público exigente, que considera a aparência física como um dos requisitos para a qualidade de vida.

Com clientes cada vez mais exigentes, cresce não só a procura pelos cursos, mas também a oferta de empregos. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o crescimento do mercado é de 10% ao ano.

Além disso, a venda de cosméticos está entre os negócios mais promissores, segundo o Sebrae, e, mesmo em tempos de crise, o mercado estético ainda registra crescimento.

Áreas de atuação profissional

O técnico em estética pode atuar em diversas áreas. Dentre as mais conhecidas, estão as seguintes especialidades:

  • Estética facial e corporal: aplicar técnicas de modelação do corpo e desenvolver tratamentos para prevenção de rugas, além de realizar limpezas de pele, um dos principais requisitos no currículo do esteticista;
  • Podologia: atuar no cuidado com os pés, além de prevenir o aparecimento de calos, podopatias, deformidades e infecções;
  • Consultório: além de atuar como consultor de imagem pessoal — profissional cada vez mais requisitado — pode trabalhar na consultoria de empresas de cosméticos e de equipamentos;
  • Tratamento estético para estrias: trabalhar com carboxiterapia e com a avaliação, tratamento e prevenção de estrias;
  • Estética pós-cirúrgica: em parceria com médicos e outros profissionais da saúde, oferecer tratamentos que ajudem a minimizar os desconfortos provocados por intervenções cirúrgicas;
  • Maquiagem profissional: fazer maquiagens em profissionais da TV, teatro e cinema, além de modelos em desfiles e ensaios de moda, pintura artística, entre outros.

Agora que você sabe mais sobre o curso técnico em estética, que tal conferir os motivos para investir nessa modalidade de ensino? Veja a importância de um curso técnico no currículo e entenda porque você deve apostar nele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *