curso tecnico em edificacoes

Curso técnico em Edificações: saiba mais!

Olhar para o futuro pode nos levar a fazer as melhores escolhas. Assim, para quem está a procura de um curso ou profissão que, além de satisfação pessoal, possa dar retorno profissional e financeiro satisfatórios, é preciso saber quais as áreas estão crescendo mais e possuem melhor remuneração.

Hoje vamos trazer informações sobre o curso técnico em Edificações, bem como a área de atuação do profissional formado nessa área e o mercado de trabalho de quem escolhe essa carreira. Vamos conferir?

Objetivo do curso e rotina de trabalho

curso técnico em Edificações visa formar profissionais para atuarem no planejamento, execução e na manutenção em obras da construção civil. Esse profissional elabora projetos, desenhos e orçamentos, supervisiona equipes e gerencia obras.

O técnico em Edificações basicamente auxilia gerentes de obras e engenheiros, realizando levantamentos, acompanhando e conferindo os serviços executados. (Mauri Sousa, 27 anos, técnico em Edificações)

Já a rotina de trabalho do técnico em Edificações envolve diversas tarefas, como estar atento às normas de segurança do trabalho e a legislação vigente.

Também é função desse profissional:

• Analisar a qualidade do material que será utilizado em cada projeto
  • Atuar na contratação de empreiteiros
  • Elaborar contratos e fazer análise de custos
  • Conferir serviços executados e acompanhar o cronograma das obras

Disciplinas abordadas no curso técnico em Edificações

As disciplinas que envolvem desenho estão presentes em todas as etapas do curso técnico em Edificações, dessa forma, o estudante, ao final do curso, estará apto a fazer esboços de projetos e plantas.

Outras matérias como Topografia, Segurança do Trabalho, Materiais de Construção e Mecânica dos Solos estão entre as que compõem a matriz curricular. O curso também oferece disciplinas que orientam o aluno a usar recursos tecnológicos, como softwares para desenvolvimento de projetos de engenharia.

Média salarial

Em média, a remuneração inicial de um técnico em Edificações é de R$1.500 a R$2.500, podendo chegar, após aproximadamente 10 anos de trabalho, a um salário de R$7.000.

Mercado de trabalho

O setor de engenharia é um dos que mais crescem no Brasil. A demanda por profissionais qualificados ainda é grande, apesar da desaceleração que o setor sofreu nos últimos dois anos. Áreas como Engenharia Ambiental, Civil e Edificações são consideradas algumas das profissões do futuro e, a cada dia, aumenta a oferta de cursos superiores e técnicos nessas áreas.

Várias oportunidades estão abertas para o técnico em Edificações, já que esse é um profissional que pode atuar em inúmeros campos da construção civil, seja coordenando serviços de construção e manutenção ou analisando a viabilidade da construção antes do seu início, sempre respeitando a legislação vigente.

O profissional poderá atuar em construtoras, empresas de paisagismo, escritórios de engenharia civil ou arquitetura, órgãos federais e estaduais, ou ainda, como profissional autônomo. As empresas públicas, privadas e escritórios de projetos da área de construção civil são os principais polos de atuação de um técnico em Edificações.

Se as características do curso técnico em Edificações lhe chamaram a atenção, o que acha de conhecer um pouco sobre os cursos técnicos, lendo sobre as vantagens do curso técnico? Confira!