83818-mediotec-entenda-como-esse-programa-vai-beneficiar-alunos-do-ensino-medio

MedioTec: entenda como esse programa vai beneficiar alunos do ensino médio

O MedioTec consiste em um programa do Governo Federal criado em 2016 com o objetivo de oferecer até dez vezes mais vagas no ano de 2017.

O projeto visa dar aos alunos mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do ensino médio por meio do ensino técnico complementar, fazendo parte das mudanças que o governo está efetuando no âmbito da educação.

Neste artigo, ajudaremos você a entender as principais características e objetivos do projeto, quem pode se inscrever e quais as vantagens ele oferece para os estudantes do ensino médio. Acompanhe!

O que é o MedioTec

O MedioTec é uma iniciativa do Governo Federal e faz parte dos projetos governamentais de reestruturar a educação de nível médio no Brasil.

Esse projeto é uma extensão do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mas destinado a um público que, muitas vezes, não tem como cursar ensino superior e precisa de uma perspectiva de crescimento profissional mais imediata: os alunos do ensino médio.

A estratégia implica em fornecer aos estudantes a educação de base paralelamente ao ensino técnico, visto que este último dá ao estudante uma formação que facilitará seu ingresso no mercado de trabalho após concluir o ensino médio.

Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, ainda não é possível afirmar com certeza quais cursos serão oferecidos, mas alguns dos que estão sendo considerados são:

• Arte dramática;
  • Canto;
  • Cenografia;
  • Comunicação visual;
  • Design;
  • Música;
  • Instrumentos musicais;
  • Modelagem de vestuário;
  • Museologia;
  • Publicidade;
  • Produção de áudio e vídeo.

A quem se destina esse novo programa

O programa se destina aos estudantes que cursaram todo o ensino fundamental e estão prestes a ingressar no ensino médio. Com o MedioTec, a jornada dos estudantes passa a ser de oito horas diárias e o objetivo é que cursem as disciplinas obrigatórias do ensino médio paralelamente à formação como técnico.

Quais as vantagens para os alunos do ensino médio

O Ministério da Educação está investindo cerca de R$1,5 bilhão nesse programa com objetivo de ampliar os horizontes profissionais dos estudantes, preparando-os para a realidade do mercado de trabalho no qual estão prestes a ingressar.

A formação técnica dá aos alunos conhecimentos e habilidades que os mesmos poderão utilizar para conseguir o primeiro emprego ou até mesmo aprender um ofício para toda a vida. Afinal, muitos estudantes saem do ensino médio e se vêm diante da necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da casa.

Muitas vezes, por falta de oportunidade, os estudantes recém formados aceitam trabalhos que não oferecem perspectiva de crescimento e também não fornecem as condições para que o indivíduo possa buscar uma formação em curso superior, por exemplo.

Assim, essas pessoas se tornam reféns da situação presente e têm o futuro profissional comprometido pela falta de formação técnica que permita candidatar-se a empregos que permitem o desenvolvimento profissional.

A grande vantagem oferecida pelo programa aos recém formados é a oportunidade entrar no mercado com um diploma profissional. Dessa forma esses indivíduos terão mais chances de alcançar uma situação financeira mais cômoda.

Para saber mais sobre o MedioTec e outros cursos técnicos, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter!