Curso técnico Apoena

Qual é a importância de um curso técnico no currículo?

Você sabia que no Brasil existem muitas vagas de trabalho abertas e sem ninguém com qualificação para preenchê-las? São vagas que exigem apenas um nível técnico ou profissionalizante e que estão vazias.

Fazer um curso técnico pode ser uma boa maneira de começar a carreira dos seus sonhos, conseguindo um emprego de forma rápida. E o post de hoje vai te mostrar os motivos. Vamos conferir?

Curso técnico x curso superior

Por que existem tantos postos vazios? Em países desenvolvidos, cerca de 50% dos jovens investem em uma formação técnica, enquanto no Brasil temos a cultura de investir inicialmente em um curso de nível superior. Não é que a nossa opção esteja errada, mas as empresas estão precisando de profissionais com uma formação mais específica, e é isso que o ensino profissionalizante pode oferecer como um diferencial.

Algumas das vantagens do curso técnico

Maior facilidade para entrar no mercado de trabalho

Na falta de mão de obra qualificada, os recrutadores não dispõem de muitos candidatos para disputarem uma vaga, e a concorrência é quase inexistente. Será mais fácil para o técnico conquistar uma vaga efetiva.

Variedade de áreas de atuação

Você certamente encontrará uma área com a qual tenha afinidade nos cursos técnicos. Eles oferecem conhecimentos em várias áreas como a administrativa, automotiva, beleza e bem-estar, qualidade, logística, saúde, industrial, construção civil, entre tantas outras.

Muitas possibilidades de emprego

Um curso técnico pode te oferecer inúmeras possibilidades de emprego. Por exemplo, quem fez um curso técnico em Edificações pode atuar em diversas áreas relacionadas à:

• construção civil;
  • monitorando funcionários em canteiros de obras;
  • em projetos de engenharia;
  • estaleiros;
  • instituições de ensino;
  • empresas de consultoria;
  • setor de RH de grandes empresas;
  • no setor público;
  • e até mesmo como palestrante;

Como você pode notar, ter um curso técnico te oferece mais versatilidade.

Destaque em momentos de crise

Se o país não anda bem economicamente e a empresa está passando por uma crise financeira, certamente haverá muitas demissões e os menos produtivos terão que sair. Mas se você tiver um curso técnico no currículo e, claro, for um profissional dedicado e competente, irá se destacar perante os demais e dificilmente fará parte das estatísticas do desemprego.

Baixo investimento e formação em menor tempo

Digamos que você queira ingressar na área administrativa e para isso, pretenda começar um curso de graduação em Administração. Sabemos que esse é um curso que leva, em média, quatro anos para terminar. Você está disposto e pode esperar esse tempo para então, entrar no mercado de trabalho?

Um curso de graduação, além de ter um tempo de duração de aproximadamente quatro anos, exige um investimento financeiro maior com material didático e mensalidades, que são bem mais elevadas do que as mensalidades dos cursos técnicos.

Um curso técnico tem uma duração bem menor, entre um ano e um ano e meio. Isso não só significa menos despesas como também a possibilidade de entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida. Você poderá ingressar em um curso técnico ainda estando no ensino médio, e já sair da escola e ir direto para o seu primeiro emprego.

Quer saber mais sobre cursos técnicos e dicas para o mercado de trabalho? Então curta a nossa página do Facebook!