Dicas para melhorar a produtividade nos estudos

5 dicas para melhorar a produtividade nos estudos!

Existem várias maneiras de melhorar a produtividade nos estudos. Aprender a gerir o seu tempo, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso, porque assim você aproveita cada minuto do dia, melhora o rendimento e alcança bons resultados.

Estudar pode ser bastante cansativo, especialmente para aqueles que trabalham. Por isso, vamos passar agora 5 dicas que irão te auxiliar nesse processo. Estudar não precisa ser uma atividade chata — como muitos acham — e sim um momento de aprendizado.

Crie um cronograma semanal

Saber o que precisa fazer dentro de um determinado período é uma excelente maneira de dividir bem o seu tempo sem precisar deixar outras responsabilidades de lado. Siga os passos abaixo e monte o seu cronograma:

1. Na planilha, a primeira coisa que entra é o horário de trabalho. Afinal de contas, teoricamente, é o momento no qual você não poderá estudar;
  2. Agora ponha aquelas tarefas do dia a dia que precisam ser realizadas: almoço, limpar a casa, fazer compras de supermercado e outras do tipo;
  3. Deixe também um momento para o lazer, porque ele é muito importante para o aprendizado. Esse pode ser mais curto do que costuma ser, assim terá mais tempo livre para os estudos;
  4. Por fim, entra na planilha o tempo de estudos, com todas as disciplinas que precisa estudar distribuídas durante a semana;

Pratique a Técnica Pomodoro

Essa técnica consiste em dividir os estudos em intervalos. Por exemplo, você estuda durante 30 minutos e para por 5 minutos para um pequeno descanso, retorna e faz mais 30 minutos de estudos, e assim por diante. Quando completar 2 horas, você faz uma pausa maior, de 20 minutos digamos.

Esse tempo não precisa ser fixo certo? A técnica pode ser adaptada para o seu próprio ritmo e estilo de vida. Dessa forma, pode-se reduzir ou aumentar os intervalos e o tempo de estudo efetivo. Você pode usar o cronômetro do celular para liberar o alerta no prazo determinado.

Use a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos que contribuem para melhorar a produtividade e facilitam o trabalho do estudante. O Partiu Revisar é um aplicativo que não te deixa esquecer de fazer as revisões periódicas. Basta programá-las e pronto, ele te avisa.

Outro aplicativo interessante é o Aprovado, que também tem um site. Ele é ideal para a gestão de tempo e indica de fato quantas horas foram dedicadas para uma determinada matéria. Assim, se você se comprometeu a estudar 2 horas de Português na semana, por exemplo, não vai se perder.

Tenha disciplina num curso EAD

Disciplina é algo necessário e bem difícil de conseguir. É claro que é bem melhor assistir um seriado, mas se você quer conquistar os seus sonhos, precisa trabalhar por eles.

Fazer um curso EAD requer disciplina e você pode conquistá-la fazendo coisas simples.

• Tenha um horário para começar a assistir às aulas todos os dias e cumpra-o;
  • Nunca deixe para depois. A procrastinação é a maior inimiga da disciplina;
  • Aproveite o final de semana para colocar as atividades em dias;

Por exemplo, ao escolher o curso de Técnico em Serviços Jurídicos oferecido pela instituição de ensino Apoena você terá uma carga horária de aulas a distância para cumprir e também algumas atividades e trabalhos que precisarão ser realizadas por do sistema — em prazos preestabelecidos. Assim, a sua disciplina será fundamental para concluir o curso.

Foque em melhorar a produtividade

Estudar na hora que der não pode. Você precisa determinar um horário para começar e para terminar. Aproveite bem cada minuto do seu dia, afinal de contas, é de grão em grão que a galinha enche o papo. Quando você chegar no final da semana verá que conseguiu melhorar a sua produtividade aproveitando esses pequenos períodos de tempo.

Você já usa alguma dessas técnicas para melhorar sua produtividade? Comente aqui o que tem feito para ser mais produtivo na hora de estudar!