66313-5-dicas-para-recuperar-o-ritmo-de-estudos-depois-das-ferias

5 dicas para recuperar o ritmo de estudos depois das férias

No período de férias, é comum darmos aquela escorregadinha na rotina. As festas e viagens dessa época costumam quebrar nosso ritmo de estudos, fazendo com que o começo do ano se torne um período de retomada.

Por isso, que tal contar com nossa ajuda para recuperar o tempo perdido? No post de hoje, você verá 5 dicas matadoras para recuperar o ritmo de estudos depois das férias! Confira:

1. Faça um teste

Não existe uma regra que determine o quão difícil será para uma pessoa retomar os estudos depois das férias. Cada um de nós tem suas particularidades, enquanto uns podem voltar a rotina como se nunca tivessem saído dela, outros sofrerão como se fosse a primeira vez.

Por isso, no primeiro dia, tente seguir aquilo que você vinha fazendo antes das férias. Após o teste, você saberá o que está impedindo o bom andamento dos estudos: as distrações, o cansaço ou a procrastinação, por exemplo.

Dispondo de uma lista de problemas, é só ir atrás das soluções. Algumas delas você encontra logo na sequência. Continue a leitura!

2. Dê pequenos passos

Nosso cérebro tende a começar um processo de autossabotagem sempre que tentamos mudar tudo de uma vez, como se fosse um dispositivo de segurança que busca restabelecer a normalidade do sistema.

Logo, para retomar o ritmo de estudos, muitas vezes temos de enganar nossa massa cinzenta com pequenos passos.

Uma dica é começar com alguns poucos minutos na primeira semana, buscando, tão somente, o compromisso de estudar todos os dias. A partir daí, você define pequenas metas diárias, acrescentando novos minutos as sessões de estudo até alcançar a quantidade desejada.

3. Comece pelo que você mais gosta

Nossas matérias favoritas podem ser grandes aliadas neste começo de ano: os assuntos que geralmente nos fazem perder a noção do tempo são os mais indicados para retomar os estudos.

Ora, a própria construção do hábito de estudar já é um desafio grande o bastante, simplesmente não faz sentido colocar mais pedras no caminho, iniciando por um tema que você detesta.

O segredo é tornar as coisas mais fáceis até que o ritmo de estudos esteja restabelecido, e não o contrário!

4. Relembre seus objetivos

Muitas vezes, não é o prazer de estudar um assunto que nos faz acordar todas as manhãs, mas o desejo de alcançar certo objetivo.

Acontece que um longo período sem estudo nos afasta também de nossas motivações. O aluno que está retomando a rotina precisa ter uma ideia clara do porquê está fazendo isso. Do contrário, terá a sensação de se dedicar a algo inútil, ficando vulnerável a eventuais distrações.

Sendo assim, pegue papel e caneta e liste seus principais objetivos, sem esquecer, é claro, do preço que terá de pagar por eles.

5. Crie um sistema de recompensas

Uma boa estratégia para recuperar o ritmo é elaborar um sistema de recompensas. Tal modelo consiste em fornecer um reforço positivo sempre que as metas de estudo forem alcançadas.

A compensação pode ser um chocolate, um passeio, assistir a um seriado ou qualquer outra coisa da qual você goste. Dessa forma, você consegue cumprir suas metas, ter momentos de descontração e ficar ainda mais motivado para continuar estudando.

Juntando todas essas práticas, você certamente conseguirá colocar as coisas em ordem e não terá maiores problemas para retomar o ritmo de estudos. Quer se manter sempre atualizado com as melhores dicas de estudo? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *