85302-5-ferramentas-gratuitas-para-ajudar-nos-estudos

5 ferramentas gratuitas para ajudar nos estudos

Foi-se o tempo em que era preciso ter muito dinheiro para estudar. Com a internet, vivemos uma era de conhecimento acessível, pois existem muitas ferramentas gratuitas para ajudar nos estudos.

Você pode se aprofundar em qualquer assunto e se preparar para provas como o ENEM sem pagar nada, na hora em que achar melhor. Também existem jogos, aplicativos para celular, videoaulas e plataformas de ensino que ficam disponíveis online 24 horas por dia!

Ficou curioso e quer saber mais? Continue a leitura e conheça algumas dessas ferramentas gratuitas para ajudar nos estudos:

1. Canais com videoaulas no YouTube

O YouTube é o site de vídeos mais popular do mundo, mas você sabia que por lá também é possível encontrar material de estudo? Existem diversos canais que possuem foco no ensino e disponibilizam aulas completas sobre muitos temas. Veja alguns deles:

Me Salva!

O canal possui vídeos curtos com conteúdo resumido, para aqueles que precisam de uma ajuda rápida nos estudos. Também conta com extensivos de assuntos aprendidos no Ensino Médio, com matérias como matemática, física, química, português e outros.

Oficina do Estudante

Esse canal conta com videoaulas de até 10 minutos sobre todas as matérias do Ensino Médio. Por lá, você encontra vídeos sobre história, português, redação, física, matemática, entre muitos outros.

Descomplica

No canal do Descomplica, que é bastante voltado aos estudos para o ENEM, é possível encontrar videoaulas e aulas ao vivo. Além disso, também conta com vídeos sobre atualidades, fundamental na preparação para a prova nacional.

Aulalivre.net

O canal possui aulas voltadas para os temas das provas do ENEM. Lá também é possível encontrar dicas de estudos, resolução de questões e, até mesmo, uma playlist preparada para favorecer o foco nos estudos.

YouTube Edu

O YouTube Edu não é um canal, mas uma plataforma de busca de canais de educação dentro do YouTube. Você pode buscar por palavra-chave ou selecionar a matéria que gostaria de estudar.

2. Aplicativo para smartphone

O aplicativo Passei! ENEM conta com mais de 500 questões de provas antigas do ENEM e não precisa de conexão com a internet. Isso pode ser muito útil quando você tiver um tempo para estudar, mas não tiver acesso à rede. Está disponível para Android e iOS.

3. Jogos online

Alguns sites disponibilizam o material de estudo em forma de jogos. Pode ser uma ótima maneira de aprender, pois esses games dão uma nova roupagem aos métodos de estudo tradicionais.

Geekie Games

Trata-se de uma plataforma que conta com videoaulas, exercícios e simulados em formato de jogo. Você pode verificar seu desempenho em relação a programas como o SISU, por exemplo, a partir do resultado dos simulados.

AppProva

Também é baseado na ideia de jogo. O site tem simulados e indica seus pontos fortes e fracos, comparando seu desempenho com o dos concorrentes. Possui aplicativo para iOS e Android.

4. Projeto Redação

Projeto Redação possui uma área em que é possível selecionar um tema, escrever uma redação e enviar para correção. De maneira colaborativa, outros usuários fazem a correção do texto, com comentários que podem ajudar a melhorar a escrita.

5. Khan Academy

O Khan Academy não nasceu no Brasil, mas já conta com tradução da maioria do material para português. Você encontra por lá videoaulas e os correspondentes exercícios de temas como física e matemática, do básico ao avançado.

Viu só como existe muito material gratuito na internet? Para aproveitá-los, basta organizar seu tempo e focar nos estudos!

Gostou das nossas dicas de ferramentas gratuitas para ajudar nos estudos e quer ficar por dentro de outras novidades como essa? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos do blog em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *