Como conciliar trabalhos e estudo

Como conciliar trabalho e estudo? Veja as nossas dicas!

Já ouviu aquele provérbio japonês: “treine, enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e, então, viva o que eles sonham”? Pois então! Muitas vezes, para alcançarmos nossos objetivos, precisamos despender esforços sobre humanos que nos levam à exaustão.

O provérbio citado é uma velha receita motivacional, entretanto, excessos podem comprometer a sua imunidade física e mental. Atualmente, cumprir dupla ou tripla jornada tornou-se a receita do sucesso na vida de milhares de pessoas. Apesar de ser uma tarefa árdua, é possível superar todas as adversidades desse caminho.

Pensando nisso, selecionamos 8 dicas que irão lhe ajudar a como conciliar trabalho e estudo. Continue a leitura!

1. Trace objetivos possíveis

Muitas pessoas acham que ter uma graduação é sinônimo de uma vida estável e bem-sucedida. Ledo engano — não importa o que você faça na sua vida, o segredo é fazer bem-feito!

Se você já tem uma vida bem agitada e dispõe de pouco tempo para se dedicar aos estudos, não sendo vantajoso agregar uma graduação a sua atual rotina, sabia que um curso técnico abre inúmeras possibilidades? Geralmente, são cursos práticos e de breve duração. Sendo assim, em pouco tempo, você adquire uma profissão e estará apto a pleitear uma excelente oportunidade.

2. Planeje suas finanças

Normalmente, as instituições privadas de ensino superior têm custos elevados. Se você não dispõe de muita grana, mas deseja iniciar sua vida profissional, então, invista primeiramente nos cursos técnicos. Como já dito, são cursos mais rápidos e que reservam vagas bem remuneradas.

Se depois de estar bem empregado, você ainda quiser investir em uma graduação, a sua estabilidade financeira permitirá fazer isso sem grandes preocupações. Já ouviu aquela velha máxima: “os meios justificam os fins”? Apostando nos cursos técnicos, há grandes chances de sucesso instantâneo!

3. Organize o seu tempo

Seja qual for a sua opção de estudo, crie um cronograma de atividades que se enquadre dentro do seu tempo disponível. Se você não dispõe de muito tempo para estudar, otimize o que você tem, por exemplo, aproveite o caminho do trabalho até a instituição para reler a matéria da aula passada ou para fazer tarefas.

Uma ótima opção também é a modalidade de ensino a distância. Assim você pode adequar sua rotina de aulas que se adeque melhor ao seu dia a dia.

4. Mantenha os estudos em dia

Após criar um cronograma, atente-se para repassar todos os tópicos da aula passada, afinal, se seu tempo é reduzido, acumular matérias a serem estudadas pode causar um grande atraso na sua vida acadêmica. Tire proveito da modalidade EAD, afinal, que outro método de ensino lhe permitiria rever as aulas já dadas, não é mesmo? Portanto, matéria dada é matéria estudada!

5. Abuse da tecnologia

Atualmente, tudo está conectado, seja pelo celular, tablet ou notebook. A tecnologia faz parte de nossas vidas, então, tire o máximo de proveito desse benefício.

Aproveite a sua familiaridade com os meios tecnológicos e inclua na sua lista de atividades online os seus estudos! Você já utiliza a tecnologia para quase tudo, então que tal utiliza-la na sua progressão intelectual? Com um curso a distância isso é possível.

6. Defina suas prioridades

Jornadas duplas não são fáceis, e por mais curto que o curso seja, ele demandará de 1 a 2 anos de empenho. Sendo assim, mantenha o foco! O tempo passa rápido e quanto mais dedicado você for, mais bem-sucedido o seu projeto será.

Aproveite esse tempo para agregar valor ao seu currículo. Existem muitos cursos extras que estão disponíveis no método de ensino a distância, então não perca tempo e aprimore-se!

7. Invista no seu networking

Sempre faça contatos. Parcerias não garantem apenas boas amizades, mas também negócios promissores. Quem sabe o seu futuro sócio é aquele seu colega de classe que vive te salvando nas formatações finais dos trabalhos, não é mesmo?

8. Tire um tempo para relaxar

Uma mente cansada não é uma mente produtiva. Por isso, trabalhe duro e foque nos seus objetivos, mas reserve um tempo para fazer algo que lhe agrada. Exercite-se, leia um livro ou apenas relaxe e curta sua família e amigos. O verdadeiro sucesso não está nas posses materiais que conquistamos, mas, sim, em ter com quem dividir nossas conquistas.

Este post lhe foi útil? Possui mais alguma sugestão de como conciliar trabalho e estudo? Deixe seu comentário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *