60080-curso-a-distancia-ou-presencial-qual-opcao-e-melhor-para-voce

Curso a distância ou presencial: qual opção é melhor para você?

Com a necessidade cada vez mais latente de qualificação, a opção por um curso a distância ou presencial deixa muitos alunos em dúvida na hora de tomar uma decisão. Os dois modelos são excelentes, porém há peculiaridades distintas e características importantes para se obter sucesso na aprendizagem.

Se você está nessa encruzilhada, pensando qual rumo seguir, fique atento às características de cada um para escolher o melhor caminho para o seu perfil.

Cursos a distância

Flexibilidade de horários

No curso a distância, é possível definir seu fluxo de estudo, com os horários mais propícios para se dedicar. Se você for olhar a grade curricular, verá que o número de horas-aula é exatamente o mesmo ou muito próximo do presencial, porém a construção dos conceitos ocorre de forma mais individual. Há várias tarefas com prazos para cumprir, portanto é necessário ficar atento a esse detalhe. Disciplina é a palavra-chave deste modelo.

Possibilidade de rever aulas

O conteúdo do curso a distância é disponibilizado quase totalmente de forma on-line, com videoaulas, arquivos em pdf, Word, entre outros. Esse conteúdo pode ser revisitado quantas vezes o aluno quiser.

Custo mais acessível

Fazendo uma comparação entre as mensalidades do curso a distância e do presencial, é notório que a modalidade a distância tem valores mais baixos. Isso se deve pela possibilidade de utilizar o mesmo conteúdo e o mesmo professor ou tutor para mais alunos dentro de uma plataforma.

Contatos ocorrem de forma on-line

Os questionamentos, as dúvidas e até mesmo o contato com os demais colegas ocorrem quase que somente no ambiente on-line, podendo ser através de e-mails, fóruns na plataforma do curso e até por chats.

Cursos presenciais

Acesso ao professor no ato

Enquanto no curso a distância você possui contato mais virtual com o professor ou tutor, no presencial ele está disponível em todas as aulas. Isso é muito importante para elucidar dúvidas no momento em que elas surgem.

Networking e trocas de experiências

No curso presencial, você possui uma aproximação muito maior com os colegas, o que facilita o networking, ou seja, a expansão da sua rede de contatos, o que é fundamental se pensando em nível profissional. Além do networking, com esse contato mais próximo, há mais trocas de ideias sobre as matérias, combustível importante também no aprendizado.

Definição de horários

No ensino presencial, o aluno possui a escala de horários predefinida, podendo se organizar nela e definir o fluxo de atividades diárias a partir dali. Por outro lado, fica o compromisso de se deslocar para as aulas sempre, tendo inclusive necessidade de cumprir índice mínimo de frequência.

Ganho nas aulas práticas e em acesso a laboratórios e bibliotecas

Uma grande vantagem do curso presencial está nas aulas mais práticas, podendo fazer simulações mais ricas e que vão ser usadas na futura atividade profissional. Outro ponto positivo é o acesso mais amplo a bibliotecas e laboratórios da instituição de ensino, o que sempre agrega conteúdo.

Viu como há grandes diferenças no perfil de aprendizado em cada modalidade? Há benefícios e pontos desfavoráveis nas duas formas apresentadas, então, antes de tomar sua decisão, pense bem nessas variáveis para não se decepcionar no futuro. E você, prefere fazer um curso a distância ou presencial? Compartilhe com a gente seu comentário!