86323-esta-dificil-concentrar-nos-estudos-confira-nossas-5-dicas

Está difícil concentrar nos estudos? Confira nossas 5 dicas

Se você tem dificuldades para se concentrar nos estudos, talvez seja o momento de mudar algumas atitudes que podem reverter esse quadro. Com tantas razões que influenciam na perda de atenção, desfocando o real objetivo, é preciso investir na disciplina e no autocontrole, além de seguir algumas orientações específicas.

Para ajudar você a não perder o foco, elaboramos este post com 5 dicas infalíveis que certamente farão a diferença no seu estudo diário. Acompanhe!

1. Crie um ambiente favorável de estudo

Estudar na frente da TV, ao lado do cachorro, perto da geladeira ou na cama com vários aspectos que contribuem com a distração pode ser um verdadeiro tiro no pé. Por isso, é importante criar um ambiente de estudo favorável, calmo, que não receba influências de sons externos ou a passagem de muitas pessoas.

Escolha uma mesa aconchegante, com cadeira confortável e distribua de maneira organizada os seus materiais. Quanto mais confortável você se sentir, melhores serão os resultados. Já deixe uma água por perto, uma fruta também, para evitar saídas que poderão lhe dispersar.

2. Faça um planejamento

Como existem várias matérias para estudar, além de inúmeras leituras a serem feitas, é preciso realizar um planejamento eficaz. Em vez de “estudar o que está com vontade”, se dispersando rotineiramente, estabeleça, previamente, o que irá estudar.

Dividir o tempo, caso você também trabalhe, será ainda mais fundamental. Com um organograma pronto, é possível melhorar o rendimento, otimizando as horas vagas para o estudo.

Estude matérias específicas em dias separados para fixar melhor o conteúdo, como português na segunda e quarta e matemática na terça e quinta, por exemplo.

Criar metas, que podem ser semanais ou quinzenais, também é uma boa estratégia de estudo. Você pode programar revisões periódicas e estabelecer um momento para treinar a escrita, se sua prova inclui a redação.

3. Evite redes sociais para se concentrar nos estudos

A tecnologia pode ser uma boa aliada nos estudos, desde que utilizada de maneira consciente. Quem acha que terá um bom rendimento com aplicativos de comunicação e redes sociais abertos, no período de estudo, está muito enganado. Eles são o gatilho que você precisa para se desconcentrar.

Pelo impacto negativo na assimilação dos conteúdos é prudente, no momento do estudo, deixar seu celular no silencioso. Você pode e deve utilizar a internet para tirar dúvidas, assistir aulas, fazer provas e simulados, mas é preciso foco para não se deixar levar. Afinal, um simples clique errado pode representar uma considerável perda de tempo.

4. Monte um caderno de anotações

Você pode fazer das anotações uma boa aliada para fixar os conteúdos. Por isso, vale a pena montar um caderno de revisão, com os tópicos importantes em pequenas notas ou mapas mentais que serão muito úteis para você ter sempre à mão.

Além disso, ao escrever você ativa mais áreas do cérebro, fazendo com que ele trabalhe mais e assimile melhor o conteúdo, aumentando a sua concentração. Dessa maneira, certamente o seu foco ficará mais centrado no objetivo final.

5. Reserve tempo para descanso e lazer

Sabendo que a ansiedade e o nervosismo são os grandes inimigos no momento da prova, é preciso reservar um tempo para que o cérebro e o corpo possam descansar. Realizar atividades de lazer, no fim de semana, além de praticar atividades físicas, são ótimas maneiras para alternar a rotina de estudos.

Assistir a filmes motivacionais, além de manter uma alimentação balanceada, são boas formas de você manter a rotina dos estudos sem as interferências psicológicas.

Portanto, organize-se, vá devagar e não se apavore. Se concentrar nos estudos é um exercício que exige disciplina. Faça o tempo ser o seu amigo e colha os bons resultados dessa parceria!

Quer continuar acompanhando outras dicas sobre educação e ensino? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *