88472-5-motivos-para-ter-muito-cuidado-com-o-que-posta-nas-redes-sociais

5 motivos para ter muito cuidado com o que posta nas redes sociais

Campo aberto a curtidas, divulgação de momentos de descontração e entretenimento, comentários favoráveis e contrários a determinada posição ideológica: assim são vistas as redes sociais — e é por isso que postar algo nesses espaços exige alguns cuidados fundamentais.

Muita gente pode ter sérios problemas pessoais e profissionais caso não tome as devidas precauções com o que publica, de fotos a informações pessoais. Por isso, é muito importante ficar atento com o que você posta nas redes.

Quer manter distância de situações constrangedoras e evitar problemas no emprego? Então veja a seguir 5 motivos para ter muito cuidado com o que postar nas redes sociais e não cair em ciladas!

1. Não são espaços adequados à resolução de problemas pessoais

Problemas de relacionamento, seja com colegas do seu curso ou do emprego, devem ser resolvidos em conversas pessoais, distante do mundo virtual. Postar comentários sobre determinada pessoa ou ironias e sarcasmos que indicam indiretamente quem está sendo citado não é uma atitude aconselhável.

Isso porque esse tipo de conduta é antiético e acaba expondo as pessoas a situações constrangedoras, podendo trazer sérias consequências no seu convívio social e até mesmo no trabalho.

2. Informações pessoais podem ficar muito expostas

Sabendo-se que existem várias pessoas mal intencionadas de olho nos perfis de quem tem boa frequência nas redes sociais, evite divulgar muitas informações pessoais, como número do CPF, RG e até mesmo onde você se encontra.

Nunca fale quanto você ganha e nem diga que está sozinho em determinado local. Mantenha seu endereço distante das redes sociais e não faça postagens mostrando muitas particularidades sobre a sua vida.

Caso tenha desejo de divulgar alguns momentos em família ou com amigos, restrinja as fotos ou publique somente para conhecidos. Vale a pena também ficar atento com fotos de festas. Não é aconselhável sempre publicar imagens de baladas, principalmente sem restrições de acesso.

3. O modo como você escreve é observado por todos

Muitos jovens fazem publicações que são verdadeiras aberrações contra a Língua Portuguesa. Escrevem errado, sem concordância e ainda acham que estão sendo admirados.

Como inúmeros recrutadores visitam as redes sociais de candidatos a vagas de emprego, é importante ficar atento a isso. Respeitar a linguagem, sem o uso de palavras de baixo calão, mostra comprometimento e seriedade — posição que faz muita diferença em sua vida pessoal e profissional.

4. É fácil descobrir se você está mentindo

Mentir nas redes sociais é um verdadeiro tiro no pé. Se você ainda não concluiu um curso e, de repente, divulga que já tem várias experiências, com treinamentos e certificações, alguém que te conhece pode desmascará-lo.

Nesse momento, a situação pode ficar bem ruim, com impactos negativos de proporções inimagináveis. Imagine ser ridicularizado para milhares de pessoas? Postar nas redes sociais fotos de locais bacanas, sem ao menos conhecê-los, também é outra prática não recomendada.

A orientação é sempre optar pela honestidade. Não adianta você querer ser quem não é. Quanto mais mentir, maiores serão os seus problemas. Afinal, é difícil ficar impune com tanta gente te observando.

5. Temas polêmicos ganham bastante repercussão

Postar nas redes sociais posicionamento racista, homofóbico, incitando a violência, entre outros casos, pode até mesmo gerar processos judiciais. Muitas vezes, um comentário mal feito pode ter uma repercussão em grande escala, afetando a sua imagem.

Por isso, pense bem antes de escrever uma postagem. Tenha um posicionamento crítico embasado em argumentos sólidos. Não se deixe levar por opiniões levianas e tome cuidado com o preconceito.

Gostou do nosso post e quer continuar por dentro de outras dicas como essas? Assine a nossa newsletter e acompanhe todas as novidade que postamos aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *