67511-atencao-5-erros-para-nao-cometer-em-uma-entrevista-de-emprego

Atenção: 5 erros para não cometer em uma entrevista de emprego

O telefone toca: do outro lado da linha, alguém traz boas notícias. Seu currículo foi selecionado e sua entrevista de emprego está marcada para daqui a poucos dias!

Mesmo com a emoção do momento, é possível que você se encha de dúvidas e, inevitavelmente, preocupe-se com o que pode acontecer. Certo?

Então, que tal conhecer os principais erros dos candidatos para que você possa evitar e, consequentemente, arrasar na hora H?

Continue a leitura e prepare-se da maneira adequada para sua entrevista de emprego!

1. Usar uma linguagem inapropriada

A estrada entre a entrevista e o emprego é pavimentada por uma boa capacidade de comunicação. O entrevistador procura uma pessoa que consiga atender as necessidades da empresa, principalmente de resolver os problemas de certo setor. Logo, precisamos transmitir a mensagem de que somos aquilo que ele procura.

Nesse sentido, devemos utilizar uma linguagem apropriada ao ambiente da entrevista. Nada de gírias, vícios de linguagem ou palavrões: o candidato deve articular bem as ideias, falar em um tom de voz suficiente para ser ouvido e, acima de tudo, ser educado.

Se você vê algum desses requisitos como um desafio, faça entrevistas simuladas. Uma dica é utilizar um gravador e responder as perguntas mais frequentes e conhecidas até estar devidamente preparado.

2. Ter uma postura inadequada

A maneira como você se posiciona sobre os assuntos da entrevista também é determinante para sua contratação.

Muitas vezes, os candidatos mentem ou aumentam suas aptidões, falam mal do último empregador, adotam um jeito arrogante ou exageram no senso de humor, acreditando que isso trará algum tipo de vantagem.

Lembre-se: durante a entrevista, você não precisa interpretar nenhum personagem. Seu papel é esclarecer seus interesses, competências e modo de agir. Fique atento e tenha bom senso em relação à postura!

3. Cair de paraquedas

Em todo processo de seleção, sempre há aquelas pessoas que não sabem a que vieram. O entrevistador pode ficar com a impressão de despreparo de sua parte, como se você tivesse caído de paraquedas naquele momento, sem nenhum embasamento.

Um candidato preparado deve ser capaz de responder, no mínimo, a três questões:

  • Como é a empresa para qual estou me candidatando?
  • Por que razão estou interessado no emprego?
  • Como posso contribuir?

Por isso, pesquise bastante a respeito do seu futuro empregador e aumente suas chances!

4. Usar roupas impróprias

A entrevista de emprego é uma daquelas situações em que é preciso usar vestimentas adequadas — como um casamento, velório, formatura, etc. Infelizmente, nem sempre os candidatos estão atentos a esse detalhe.

O segredo é estar sempre um pouco acima dos funcionários da empresa. Isso causa uma boa impressão aos entrevistadores.

Por exemplo: se os empregados trabalham de bermuda e camiseta, vista, ao menos, um jeans; se trabalham de jeans, adicione um camisa social — e assim por diante.

5. Chegar atrasado

O processo seletivo, para a empresa, é uma oportunidade de testar potenciais funcionários. Se, logo de cara, o sujeito chega atrasado, o entrevistador tem a nítida sensação de que, no futuro, o comportamento será o mesmo.

Tenha cuidado redobrado com os horários: pense em engarrafamentos, ônibus atrasados e tudo que possa ser um obstáculo para a sua pontualidade.

Com isso, você chegará tranquilo em sua entrevista de emprego e conseguirá aplicar as dicas preciosas do post de hoje, evitando erros que podem ser fatais!

Agora que você já conhece estes equívocos, que tal aprender algumas dicas sobre o que fazer no grande dia? Consulte nosso post sobre como arrasar em uma entrevista de emprego e não deixe sua vaga escapar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *