Como escolher uma boa instituição de ensino

Como escolher uma boa instituição de ensino a distância?

Depois que acaba o ensino médio, fazer uma capacitação é uma necessidade para sobreviver em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E para não ficar para trás, muita gente escolhe a modalidade de ensino a distância, seja por um valor mais em conta, pelo ganho de tempo ou outras razões.

Hoje, as facilidades da internet permitiram que a oferta de cursos à distância crescesse mais a cada ano. Mas com tantas opções de cursos e faculdades, qual é a melhor maneira de escolher o seu?

No post de hoje, apresentamos algumas dicas certeiras de como escolher uma boa instituição de ensino a distância. Vamos lá?

1. Verifique se a instituição está credenciada

Um detalhe importante para escolher seu curso é saber se a instituição está credenciada. Para saber disso, você precisa se informar por meio do órgão específico dependendo da modalidade do curso. Por exemplo, os cursos de graduação a distância habilitados podem ser consultados no portal do Ministério da Educação (MEC). Já os cursos técnicos a distância são normatizados pelos Conselhos Estaduais de Educação.

Assim, caso você pretenda fazer um curso técnico a distância, entre em contato com o Conselho de Educação do seu estado. Geralmente, existe uma lista de instituições credenciadas no próprio site do conselho. É preciso ficar atento, pois se você fizer um curso em uma instituição ainda não credenciada, ao final o seu diploma poderá não valer.

2. Verifique o polo presencial do ensino a distância

Como o ensino a distância é realizado majoritariamente pela internet, a maioria das pessoas interessadas pouco se preocupa em pesquisar o polo presencial da instituição escolhida. Entretanto, essa verificação é fundamental, pois algumas aulas e eventuais provas serão aplicadas em pessoa e acontecerão no polo presencial.

Além disso, a qualidade do polo presencial traz autoridade e reconhecimento para a instituição de ensino a distância. Portanto, se o local que você estiver pesquisando não contar com esse polo, desconfie, pois sua existência é um requisito para a qualificação da instituição junto ao Ministério da Educação.

Agora, se o polo do curso desejado é próximo de onde você mora, que tal fazer uma visita em pessoa ao local?

3. Escolha uma instituição com bons professores

Outro fator importantíssimo que você não pode deixar de considerar na hora de escolher uma boa instituição de ensino a distância é a qualificação dos professores. Independentemente de estudar presencialmente ou pela internet, o corpo docente é sempre fundamental para a qualidade do ensino que você vai receber — e portanto, para sua futura capacitação e colocação no mercado de trabalho.

Os cursos com melhores avaliações possuem professores com doutorado, mestrado e especialização. Além disso, procure conhecer a experiência do corpo docente em sala de aula. Verifique também se os tutores têm conhecimentos comprovados na área, já que eles vão acompanhar você durante todo o período do curso.

Seguindo nossas 3 dicas fundamentais para acertar em cheio na escolha da sua instituição de ensino a distância, você se colocará no caminho certo para uma carreira de sucesso na área de sua escolha!

Fique atento aos critérios de qualificação do curso e, se puder, converse com um ex-aluno daquela instituição para conhecer mais detalhes.

E então, pronto para encarar os estudos? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o tema? Experiências para compartilhar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!