65818-como-procurar-emprego-no-linkedin-confira-nossas-x-dicas

Como procurar emprego no LinkedIn? Confira nossas 5 dicas!

O LinkedIn é uma rede social focada em relações profissionais. Lançada em 2003, a plataforma conta hoje com milhões de usuários, e entre eles muitos brasileiros.

Com um perfil na rede social, é possível estabelecer networking com outros profissionais, manter contato com colegas da sua área e ainda saber de novas vagas e oportunidades de trabalho.

Neste post, reunimos 5 dicas para você procurar emprego no LinkedIn. Continue a leitura e veja como melhorar o seu perfil para atrair a atenção dos recrutadores!

1. Escolha bem suas palavras-chave

O mecanismo de busca do LinkedIn utiliza, além do seu nome e suas habilitações, todas as outras palavras que aparecem em seu perfil. Assim, escolhê-las com sabedoria é fundamental.

Para isso, você deve fazer uma lista dos termos relacionados às suas habilidades, experiências e conhecimento, pensando sempre em quais palavras e termos as empresas usariam para encontrá-lo.

Depois disso, é só inclui-las de maneira orgânica ao longo da sua apresentação. Isso irá atrair tanto o motor de busca como os leitores no geral.

2. Tire uma boa foto

A probabilidade de uma empresa ou um recrutador ver o seu perfil dentro dos milhares presentes é muito maior se você tiver uma foto, e mais ainda se for uma boa foto.

Ela não só mostra que você está ativo na plataforma, como também deixa seu espaço na rede mais apresentável. O indicado é que a foto esteja relacionada ao seu trabalho ou aos cargos que você está buscando, isso é, tenha um certo valor formal.

Você não vai querer colocar aquela foto do churrasco com os amigos ou a que você está abraçado com seu cachorro, não é mesmo? A não ser que você esteja buscando vagas como churrasqueiro profissional ou veterinário.

3. Acumule recomendações

Entre suas muitas funcionalidades, a rede permite que você consiga recomendações de outros profissionais e colegas de trabalho, o que é uma mão na roda na hora de procurar emprego no LinkedIn.

Você deve traçar um plano para que as recomendações sejam coerentes e relevantes para o seu perfil e intenções de cargo. Aproxime-se de pessoas que farão bons comentários a seu respeito mas que também estejam relacionadas ao seu currículo.

Assim, além de trazer uma consistência maior, as empresas verão que muitos estiveram dispostos a dizer algo bom e relevante sobre você.

4. Use a seção empregos

No LinkedIn, existe uma seção chamada “empregos” onde pode-se usar palavras específicas para procurar vagas de trabalho ou estágio que sejam do seu interesse. Além disso, você pode utilizar a ferramenta “busca avançada” e filtrar as oportunidades por país, empresa, cidade, idiomas etc.

Isso coloca você a par de várias oportunidades e demonstra aos recrutadores seu interesse, já que você está indo até eles e não o contrário. O ideal é usar palavras simples para que o leque de vagas seja mais amplo e depois ir selecionado as mais viáveis para você gradativamente.

5. Seja um usuário ativo

Outra funcionalidade bastante interessante da plataforma é a possibilidade de entrar em grupos de discussão, fazer publicações sobre diversas matérias e assuntos relacionados ao ambiente profissional e também seguir empresas que atendam ao seu perfil.

Compartilhar artigos, links ou até mesmo vídeos que abram um bom debate sobre sua área são atitudes válidas. Além de proporcionar a conexão com outros profissionais, isso encoraja empresas a entrarem em contato com você.

Se você achava que as redes sociais eram apenas para entretenimento, é hora de mudar esse pensamento. Todos os dias, milhares de vagas nacionais e internacionais são publicadas na plataforma.

Esperamos que essas 5 dicas sobre como procurar emprego no LinkedIn possam motivar você a criar ou a dar um up no seu perfil. Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa ferramenta, que tal ficar por dentro de algumas dicas para fazer um bom planejamento de carreira? Nos vemos no próximo post!