56665-conheca-os-6-erros-que-eliminam-qualquer-curriculo

Conheça os 6 erros que eliminam qualquer currículo!

O currículo é o primeiro contato que o empregador estabelece com você, e por isso é fundamental garantir que nenhum detalhe passe despercebido. Afinal, o objetivo desse documento é mostrar seus atributos e causar uma boa impressão!

Para te ajudar nessa missão, reunimos os 6 erros mais comuns ao montar o CV que podem colocar tudo a perder na hora de conquistar a desejada vaga de trabalho. Confira!

1. Erros de ortografia e gramática

Erros de português podem ser fatais na hora da avaliação do seu currículo. Afinal, isso demonstra desinteresse e falta de atenção com um documento que deveria ser tratado com o devido cuidado, já que é por meio dele que a empresa ou a equipe de RH irá avaliá-lo em um primeiro momento.

Por isso, evite causar uma má impressão logo de cara. Use o corretor automático, dicionários físico e online para aumentar o seu vocabulário e, claro, revise quantas vezes for necessário. Isso garantirá que nenhum erro passe despercebido.

2. Omitir informações

Seja nos seus dados pessoais, na sua formação ou nas informações sobre seus trabalhos anteriores, qualquer lacuna faltando informação ou com dados que não façam muito sentido podem causar desconfiança no recrutador.

Portanto, procure ser o mais honesto possível e evite omitir fatos importantes, pois isso pode ser usado contra você em uma possível entrevista e acabar te desclassificando.

3. Escrever mentiras no currículo

Assim como a omissão, outro erro frequente é mentir no currículo: escrever que é fluente em um idioma quando, na verdade, é intermediário, que possui conhecimento avançado em programas e softwares, mas pouco os utiliza, ou então que teve um cargo anterior que não coincide com a realidade.

Se você mente ou aumenta as informações nessa fase, será desmascarado na entrevista. E acredite: isso será péssimo para você. Ninguém quer ficar com fama de mentiroso, não é verdade? Então, já sabe: apenas diga a verdade.

4. Layout exagerado

Nem mesmo aqueles que trabalham na área do design, publicidade e outros ramos ligados à indústria criativa usam currículos com um visual extravagante e com um formato sobrecarregado.

Isso porque uma boa apresentação de um CV deve ser formal, simples e comedido, pois o que realmente importa são as informações contidas nele. Portanto, nada de usar folhas coloridas, variar entre muitas fontes e com diagramação fora do padrão.

5. Ser pequeno ou muito extenso

Imagine pegar um currículo e ver que ele não passa da metade de uma lauda. Faltam dados, referências, empregos anteriores, etc. Agora, faça o exercício contrário e visualize o mesmo documento com folhas e mais folhas, tornando não apenas cansativo de ler como também repleto de fatos que são irrelevantes.

Tanto um tamanho quanto o outro estão equivocados. Um bom CV é aquele que consegue ser conciso ao mesmo tempo em que informa sua competência e sua formação, em que as principais informações estão presentes. O resto você complementa nas próximas fases da seleção para a vaga, durante as entrevistas.

6. Currículo desatualizado

Outra falha bastante comum e frequentemente encontrada por recrutadores são currículos com informações desatualizadas, especialmente aquelas que dizem respeito a como entrar em contato com a pessoa.

Antes de enviá-lo, é fundamental que você revise não apenas a ortografia e gramática, mas também se os seus dados estão corretos e atualizados. Já pensou perder uma vaga por pura falta de atenção?

Seguindo as nossas dicas, você evita deslizes no seu currículo e garante que ele destaque o que realmente importa para o recrutador: suas habilidades e experiências.

Se você gostou de ler sobre o assunto, compartilhe este texto com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a terem um CV no seu potencial máximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *