Estudante de Administração

Curso de Administração: por que você deveria fazer?

O momento de decisão antes de fazer um curso pode ser conturbado e cheio de dúvidas. A vontade de se qualificar para expandir o potencial das oportunidades no mercado de trabalho é grande, mas nem sempre as condições financeiras e o tempo disponível permitem muitas alternativas.

O curso de Administração, por exemplo, tem um mercado de atuação bastante amplo e, muitas vezes, acaba sendo uma boa opção para quem ainda está indeciso. Nesse sentido, os cursos técnicos são muito importantes como um primeiro contato do profissional com a área.

Se você tem interesse pela Administração e está pensando em começar o curso, confira a seguir 4 motivos para investir nessa ideia:

1. Desenvolve múltiplas competências

A variedade das disciplinas ofertadas garante a formação de um profissional interessante, que pode explorar diferentes setores. Noções de gestão, cálculo, estatística, psicologia, marketing, contabilidade e direito são alguns componentes da sua base curricular.

Porém, estar preparado para desempenhar atividades variadas não quer dizer que o aluno estará pronto. Certamente, deverá continuar investindo em especializações para se destacar no mercado.

2. Possui mercado de trabalho variado

Uma das grandes vantagens do curso de administração é justamente que ele oferece bases que podem ser aproveitadas nas mais diversas áreas de uma empresa: gestão, marketing, negócios, finanças, recursos humanos, entre outras.

O terceiro setor, como o trabalho em ONG’s, também é uma alternativa para aqueles que estejam engajados em algum projeto social ou ambiental. Na verdade, qualquer instituição precisa ser administrada para o controle dos seus recursos — de empresas a hospitais, restaurante e hotéis.

Além disso, o perfil do profissional pode variar de acordo com as suas preferências e habilidades, e um administrador pode escolher entre setores estratégicos, criativos, contábeis ou os que têm mais contato com outras pessoas.

3. Possibilita empreender mais e melhor

Saber administrar o próprio negócio já é um ótimo benefício para quem tem planos de apostar em uma ideia e começar um empreendimento do zero. Por outro lado, muitas pessoas também procuram o curso por já possuírem negócios na família que, uma hora ou outra, vão necessitar de apoio para a sua administração.

Apesar de provavelmente ter de contar com outros colaboradores, ter uma visão geral sobre a gestão do seu negócio pode ser fundamental para maior controle e sucesso do empreendimento.

4. Agrega valor ao currículo

Para quem não tem ainda uma área específica muito bem definida, o curso de Administração pode agregar qualificações que serão úteis em diversos campos futuros, até mesmo para a vida pessoal.

Por oferecer experiências variadas, serve inclusive como porta de entrada para outras profissões. É comum que administradores façam cursos de especialização depois de terem encontrado um foco de trabalho. Mas, com certeza, as competências adquiridas com a administração serão sempre um diferencial no seu currículo.

Por fim, buscar informações e referências é sempre importante para avaliar se o curso se encaixa ao seu perfil e objetivos profissionais. Depois da decisão tomada, procure por instituições de ensino de credibilidade que realmente vão contribuir para a sua carreira.

Gostou de conhecer melhor alguns motivos para fazer o curso de Administração? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e compartilhe conosco!