57095-entrevista-de-emprego-5-dicas-para-arrasar-e-conquistar-a-vaga

Entrevista de emprego: 5 dicas para arrasar e conquistar a vaga!

Você, que está em busca de oportunidade no mercado, sente-se realmente preparado para uma entrevista de emprego? Saiba que é necessária uma construção prévia de conceitos e atenção a vários detalhes para fazer bonito perante o recrutador e conseguir se destacar!

Neste texto, listaremos 5 dicas para você arrasar e conquistar a tão almejada vaga. Confira!

1. Seja pontual na entrevista de emprego

Pontualidade é mais que fundamental. A primeira impressão é a que fica, por isso procure sempre chegar ao local da entrevista com antecipação de, no mínimo, 10 minutos. Caso haja algum imprevisto, contate a empresa explicando o ocorrido e pergunte se é possível reagendar em novo horário.

2. Cuide da sua postura e aparência

A postura física e comportamental também deve ser observada. Demonstre uma posição respeitosa e olhe sempre nos olhos do entrevistador. Tenha cuidado com vícios de linguagem, como “né” ou “tá”, e também com gírias. A postura deve ser a mais profissional possível.

Em relação à aparência, procure usar roupas discretas e adequadas para o ramo de negócio da empresa. Por exemplo, ir a uma entrevista de emprego para uma vaga em banco de camiseta e calça jeans é totalmente inadequado, o correto seria um traje mais social.

Evite roupas amassadas, perfume forte e, para as mulheres, decote ou maquiagem muito carregada.

3. Busque informações sobre a empresa

Procure se municiar de dados da empresa, pesquisando na internet e também junto a seus contatos, sempre que possível. Veja também informações sobre o mercado no qual ela está inserida. Passando esses conhecimentos na entrevista, você demonstra interesse pela empresa e, com certeza, deixará uma ótima impressão.

4. Tenha em mãos seu currículo, ressalte seus pontos positivos e seja verdadeiro

Mesmo que você tenha enviado o currículo previamente por e-mail, leve consigo uma cópia atualizada. O currículo é o cartão de visita do profissional, pois com ele em mãos você tem material para fundamentar seus pontos positivos.

Ressalte suas conquistas e metas atingidas. Se você não possui muita experiência, valorize sua dedicação em aprender ou seu desempenho nos estudos. Com certeza, isso será levado em conta no momento de definirem a contratação.

É muito importante saber se “vender” na entrevista de emprego e, principalmente, fazer isso com fatos verdadeiros. Por isso, jamais pense em mentir. O entrevistador está preparado para identificar qualquer informação que não seja fidedigna.

5. Prepare-se antecipadamente para possíveis questionamentos

Você deve estar atento às perguntas que serão feitas e demonstrar segurança nas respostas. Questionamentos como “Onde você quer chegar?”, “Qual a importância do trabalho em sua vida?” e “Por que acha que devemos contratá-lo?”, são alguns dos que devem estar na ponta da língua para causar uma boa impressão. Esse preparo prévio ajuda também a conter a ansiedade e deixa você muito mais confortável perante o entrevistador.

No acirrado atual mercado de trabalho, as empresas estão em busca de profissionais cada vez mais preparados. Seguindo as dicas acima, você estará pronto para desempenhar o melhor papel possível no processo seletivo. Dedique-se a esse momento especial que é a entrevista de emprego. Você verá que vale muito a pena!

E aí, preparado para mandar bem na entrevista de emprego? Tem alguma outra dica para quem está concorrendo a uma vaga? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *