Dicas Profissionais para desenvolvimento de carreira

Planejamento de carreira: confira 9 dicas para fazer o seu!

Além de uma realização pessoal, o sucesso na carreira profissional passou a fazer parte das necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais globalizado e competitivo. Nele, as habilidades pessoais e as qualificações profissionais se tornaram pré-requisitos para quem aspira por sucesso em sua carreira.

Se, no passado, os profissionais deixavam a gestão de suas carreiras nas mãos das empresas, atualmente é cada vez maior o número de pessoas que fazem o próprio planejamento de carreira.

Quer saber como isso é possível? Confira 9 dicas para fazer seu plano de carreira com eficiência:

1. Avalie sua situação

O planejamento de carreira necessita de uma avaliação profunda em relação a sua situação profissional. Agindo de maneira verdadeira consigo mesmo, defina como está o seu nível de contentamento e suas perspectivas para o futuro.

2. Defina metas e objetivos

Onde você está? Onde você deseja chegar? O planejamento de carreira só funciona quando as metas e os objetivos estão bem definidos. Para que os seus sonhos profissionais possam ser realizados, você deverá traçá-los o mais claramente possível.

3. Estude suas ações antes de agir

Durante a execução do seu planejamento de carreira, é importante que você reflita sobre cada oportunidade antes de agir. Não tome atitudes precipitadas e jamais desista diante dos obstáculos. Ao invés de esperar que as oportunidades batam à sua porta, faça como os profissionais bem-sucedidos: crie as suas próprias.

4. Analise seus resultados

Todas as ações tomadas em prol da conquista de uma meta ou objetivo precisam ser revistas e analisadas. Elas foram corretas? Você poderia ter feito algo diferente? Ao fazer isso, você terá uma noção mais clara em relação à sua efetividade.

5. Busque autoconhecimento

Você sabe realmente quais são os seus pontos fortes e o que você precisa melhorar? O autoconhecimento permite que você identifique suas habilidades e competências individuais. É dessa forma que você encontra as oportunidades perfeitas para que sua carreira profissional possa crescer.

6. Continue aprimorando seus conhecimentos

Jamais pare de estudar! O crescimento profissional depende dos conhecimentos que você possui. Se estes forem atualizados e em dia com as tendências de mercado, você passa a ser um profissional mais valorizado. Entenda que toda carreira passa por constantes transformações.

7. Crie estratégias

Coloque todas as suas estratégias para turbinar sua carreira em um papel ou planilha. A qualquer momento, você deverá estar pronto para colocá-las em ação. Ative sua rede de contatos, invista em marketing pessoal, peça indicações e envie currículos direcionados para as vagas que você realmente tem interesse.

8. Acredite no seu potencial

O fator emocional é fundamental para que você consiga fazer a diferença. Acreditar no próprio potencial te motiva a seguir adiante, sabendo lidar com as informações positivas e negativas.

O cérebro humano pode comprometer a sua performance diante de um desafio profissional quando entender que algo pode dar errado. A postura de vencedor impede que isso aconteça.

9. Escolha parceiros de caminhada

O caminho rumo à realização profissional pode se tornar mais fácil e prazeroso. Sozinho, você precisa de auto motivação para continuar sua jornada. Quando encontramos, em nosso caminho, profissionais que têm os mesmos desejos que a gente, trocamos boas energias e conseguimos um parceiro para essa realização.

Gostou das nossas dicas para o planejamento de carreira e gostaria de se aprimorar profissionalmente? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as dicas e informações que compartilhamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *