Estudante de Pedagogia

Saiba se o curso de Pedagogia é para você!

Escolher a graduação e, consequentemente, qual profissão seguir, não é uma tarefa fácil. Se você está lendo este post, provavelmente tem curiosidade ou vontade de fazer o curso de pedagogia, certo?

Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, preparamos um guia especial sobre o que se estuda, onde você pode trabalhar, o que faz um pedagogo e, ainda, uma lista com as principais características desse profissional. Confira!

O que você vai estudar no curso de Pedagogia

Algumas matérias comuns nessa graduação são: teorias pedagógicas, sociologia, psicologia, práticas educacionais direcionadas a alunos com necessidades especiais, sistema educacional brasileiro, legislação educacional, metodologia de ensino de disciplinas básicas, além de outras disciplinas.

Além disso, alguns tópicos básicos do curso também giram em torno do papel do professor no processo educacional, a didática, a importância do aluno no processo educativo e temas variados que envolvam esse universo.

Afinal, o que faz um pedagogo?

Além das matérias que você estudará durante a graduação, também é importante compreender o que um pedagogo faz em seu dia a dia. Esse profissional é responsável por planejar, organizar e desenvolver atividades direcionadas para a educação básica.

A função principal do pedagogo é a docência, ou seja, ensinar as pessoas. Entretanto, esse profissional também é capacitado para coordenar, acompanhar e orientar equipes de educação, além de gerir escolas.

O pedagogo também é capacitado para elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, vídeos, programas digitais de aprendizado e qualquer outro tipo de material que auxilie no desenvolvimento de conhecimento na educação infantil e início do ensino fundamental.

Onde você poderá trabalhar

As possibilidades de atuação na pedagogia são diversas. Você poderá trabalhar em instituições de ensino públicas e privadas, Secretarias de Educação, ONGs, hospitais, editoras e também na área de Recursos Humanos.

Para facilitar, aqui está uma lista de locais em que você poderá atuar como pedagogo:

• Unidades de ensino infantil, primeiros anos do ensino fundamental e em cursos profissionalizantes;
  • Elaboração de políticas públicas;
  • Sistemas de ensino federal, estadual, municipal ou privado;
  • Assessoria a entidades sociais;
  • Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais;
  • Gestão educacional.

Principais características que você deve ter

Saber se você tem as características mais comuns dos profissionais de pedagogia também deve ser levado em consideração. Os pedagogos têm interesse por educação e ensino, pela formação de cidadãos e adoram lidar com pessoas de diversas idades.

Além disso, é preciso ser compreensivo, ter empatia e gostar bastante de aprender e conviver com pessoas de diferentes perfis, sempre olhando para o outro de uma forma educacional. Pedagogos são profissionais capazes e cheios de vontade de transformar a sociedade por meio da educação!

Depois de descobrir as principais matérias do curso de pedagogia, saber o que faz um pedagogo, onde ele pode trabalhar e quais são suas principais características, você acha que essa graduação é para você? Esperamos ter ajudado na descoberta!

Esse post foi útil para você? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook! Estamos sempre compartilhando dicas, guias e informações sobre graduação, cursos técnicos e mercado de trabalho. Nos vemos por lá!