Networking na faculdade

Você sabe como fazer networking na faculdade? Veja nossas dicas!

O networking é a prática de estabelecer contatos e criar conexões com pessoas com fins profissionais. Trata-se de uma estratégia muito poderosa para agarrar boas oportunidades, como o primeiro emprego ou um estágio na faculdade, por exemplo.

No entanto, para criar parcerias produtivas e construir uma rede interessante de contatos, é preciso ter em mente uma estratégia bem formulada. Por isso, confira nossas 5 dicas e veja como fazer networking na faculdade!

1. Conheça pessoas e converse bastante

Para criar uma rede de contatos, é preciso conhecer pessoas novas, conversar e se relacionar com elas. Deixe a timidez de lado: ela só irá lhe atrapalhar nessa hora.

Comece com as pessoas que estão mais próximas de você, descubra aos poucos os interesses em comum que tem com elas e converse. É importante que a conversa aborde assuntos relacionados às suas metas de estudo e à carreira profissional. Estabeleça contatos principalmente com pessoas que tem o foco na mesma área profissional em que você deseja se desenvolver, podendo tornar o caminho até uma eventual oportunidade de trabalho mais fácil de ser percorrido.

2. Mexa-se e aprenda na prática como fazer networking

Mais uma vez, você precisará deixar a sua timidez de lado para fazer com que o seu networking aconteça. Se você já trabalha, procure descobrir em qual local dentro da empresa existe maior circulação de pessoas, como a sala do café ou o hall de entrada, por exemplo. Esses pontos estratégicos podem ser ambientes muito propícios para você fazer bons contatos.

Já na faculdade, conhecer a trajetória dos seus professores e conversar com eles, quando possível, é uma ótima maneira de começar a fazer seu networking dentro da faculdade. Muitos estudantes erram ao enxergar o professor como uma figura de autoridade que só está ali para lhe dar ordens. Se você procurar conviver mais com eles, conversar, tirar dúvidas e quem sabe até fazer uma amizade, poderá receber ótimos conselhos e fortalecer sua rede de contatos.

Nos trabalhos de campo da faculdade, procure sempre que possível dar uma pegada mais prática no que for fazer. Visite empresas que já estão consolidadas no mercado, entreviste especialistas da área do seu interesse, desenvolva cases fictícios com empresas e marcas reais. Tudo isso aumentará as chances de seus talentos serem descobertos no mercado enquanto você ainda estiver na faculdade.

3. Participe de eventos, workshops, palestras e feiras

Não deixe de participar das feiras de profissões, dos eventos sobre a sua área de interesse que acontecem na sua cidade, dos workshops e das palestras. Além de serem locais para você obter novos conhecimentos e experiências, também são excelentes formas de conhecer novas pessoas com o mesmo foco que você e criar conexões com pessoas que podem lhe abrir a porta para novas oportunidades!

4. Invista nos seus relacionamentos

Não adianta também só conhecer novas pessoas e deixa-las de lado: é preciso cultivar os relacionamentos para manter a sua rede de contatos estável. Por isso, busque conquistar a confiança das pessoas sendo amável com elas, ouvindo-as, demonstrado interesse e sendo generoso. Afinal, um relacionamento só funciona se for uma via de mão dupla.

Torne o seu networking um hábito. Todos os dias, realize pequenas atividades que envolvem seus contatos, e logo essa prática será um hábito e acontecerá de forma natural. Por isso, dedique-se: converse com seus colegas de trabalho e da faculdade e, se vocês estiverem afastados, dê uma ligada de vez em quando para manter o relacionamento ativo, convide um contato ou outro para um café. Essas são maneiras simples e agradáveis de fortalecer o seu networking!

5. Conte com as redes sociais

Trabalhar, estudar e ainda arranjar tempo para fazer networking pode parecer meio complicado às vezes. Por isso, contar com a ajuda das redes sociais como ferramenta de networking é fundamental.

LinkedIn é a rede social perfeita para isso. Lá o seu perfil inclui suas habilidades e experiências, você pode participar de fóruns para tirar dúvidas e trocar ideias, conferir as novidades do mercado e ainda ficar a apenas um clique dos seus contatos!

Gostou das nossas dicas de como fazer networking? Então compartilhe este post com os amigos nas suas redes sociais e comece agora mesmo a construir sua rede de contatos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *