63658-conclui-o-curso-tecnico-e-agora-vale-a-pena-fazer-um-curso-superior

Conclui o curso técnico, e agora? Vale a pena fazer um curso superior?

A conclusão de um curso traz, além da satisfação de dever cumprido, a ansiedade de conseguir um bom emprego. Com as possibilidades cada vez mais abrangentes do mercado de trabalho, é comum ficar em dúvida quanto a escolha dos caminhos a seguir.

Você pode estar se perguntando se não seria melhor começar um curso superior e depois começar a trabalhar na área escolhida, ou ainda investir em cursos que o ajudariam cada vez mais a se destacar no mercado de trabalho.

Se esta é a sua dúvida, este post foi elaborado para te orientar nessa decisão. Continue a leitura e entenda as oportunidades para quem fez um curso técnico e ainda está indeciso quanto a ingressar em um curso superior!

1. Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho absorve com muita rapidez os estudantes que acabaram de concluir o ensino técnico. Isso pode ser observado no próprio perfil de muitas empresas, pois esse tipo de curso prepara o indivíduo para os desafios e os problemas que vai encontrar quando estiver em uma situação real de trabalho.

Então, se você considera ingressar rapidamente no mercado de trabalho, está no caminho certo!

2. Quero aprofundar os conhecimentos sobre minha área de formação?

Ao considerar fazer um curso superior, você deve se atentar para a necessidade de se aprofundar na área do curso técnico. Se você é Técnico em Edificações, poderia avançar os estudos cursando Engenharia, por exemplo.

Assim, o curso superior vai oferecer uma formação mais abrangente de uma área que você já está familiarizado. Além disso, a graduação poderá abrir outras oportunidades de crescimento dentro de seu local de trabalho, já pensou nisso?

3. Conheço o curso que pretendo fazer?

Conhecer o curso, sabendo das matérias e assuntos cobrados, bem como das possibilidades de inserção no mercado de trabalho vai te ajudar a decidir se é viável fazer um curso superior ou não.

Portanto, dedique um tempo para pesquisar e ler mais sobre as áreas que mais te interessam, e se existe a possibilidade de fazê-lo em sua cidade!

4. Qual o retorno financeiro?

O curso técnico proporciona retorno financeiro mais rápido, justamente pelo fato de o mercado de trabalho absorver rapidamente o profissional com esse tipo de formação.

Um curso superior, por outro lado, exige maior tempo para que você tenha o retorno financeiro que investiu durante o curso. É preciso realizar estágios e outros treinamentos para conseguir uma vaga efetiva.

Outro fator que você deve considerar é que atualmente, com a crise econômica que o país atravessa, ingressar no mercado de trabalho e já ter uma renda mensal é importante para quem está começando sua vida profissional.

5. Afinal, vale a pena fazer um curso superior depois do curso técnico?

Isso vai depender de seus objetivos pessoais e profissionais. Pense e reflita sobre suas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Nada impede, por exemplo, de você cursar uma especialização técnica e, com ela, aumentar seus ganhos no mercado de trabalho.

Além de se qualificar e executar suas funções com maior eficiência, vai aumentar as chances de obter melhor colocação profissional, afinal, ninguém pode deixar de aprender — ainda mais em uma sociedade que valoriza a qualificação profissional, não é mesmo?

Viu só como vale a pena continuar investindo em conhecimento? Ficou interessado em fazer um curso superior, mas acha difícil dividir-se entre muitas responsabilidades? Veja agora como conciliar trabalho e estudo e invista no seu futuro!