63252-conheca-os-4-profissionais-de-nivel-tecnico-mais-procurados

Conheça os 4 profissionais de nível técnico mais procurados

Engana-se quem pensa que apenas aqueles que fizeram um curso superior possuem maior empregabilidade. Nesse quesito, muitos profissionais de nível técnico saem na frente, mostrando-se mais preparados para encarar o mercado de trabalho na prática.

Está pensando em fazer um curso técnico? Ficou curioso para conhecer as áreas mais procuradas? Então confira essa lista com as 4 profissões de nível técnico mais requisitadas pelo mercado:

1. Técnico em Logística

Esse profissional tem como objetivos planejar, programar e coordenar operações de transporte e de distribuição nas empresas.

Entre as habilidades e competências necessárias, o técnico em Logística deve ser proativo, ter boa comunicação e dinamismo. A essas habilidades soma-se, ainda, a necessidade de saber trabalhar sob pressão, uma vez que esse é um ramo que exige respostas rápidas e bons resultados.

As principais áreas de atuação são: setor varejista, setor de eletroeletrônicos, e-commerce, setor de móveis, setor de decoração, setor alimentício, transportadoras e setores de transporte ferroviário, rodoviário e aéreo.

2. Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho é de grande importância para as empresas, pois atua na elaboração de projetos para a prevenção de acidentes. Além disso, preocupa-se com a adequação da empresa às normas de segurança e faz inspeções periódicas para evitar situações de risco.

Apesar de ser muito requisitado pelo mercado, esse profissional deve estar em constante atualização, uma vez que as normas e políticas de segurança laboral estão sempre se renovando.

Capacidade de análise e de investigação talvez sejam os atributos mais marcantes do perfil desse profissional, além do interesse pelo desenvolvimento de ações educativas ligadas à saúde do trabalhador.

Suas principais áreas de atuação são: indústria, construção civil, comércio, hospitais públicos e privados, comércio varejista e atacadista e engenharia consultiva.

3. Técnico em Eletrotécnica

Desenvolver projetos e estudos relacionados à eletricidade são apenas alguns dos objetivos do perito que atua nesse ramo. O técnico em Eletrotécnica também é responsável por avaliar projetos em instalações e garantir que tudo esteja dentro das normas de segurança.

Capacidade de planejamento, de avaliação e de elaboração de projetos são alguns dos requisitos para o perfil do especialista em eletrotécnica. Outra característica desse especialista é a habilidade de fazer planilhas, de interpretar resultados e de fazer métricas, dentre outras.

Há oportunidades para atuar no segmento de sistema de distribuição e armazenamento de energia, no campo industrial, em assistência técnica, construção civil, telecomunicações e outros.

4. Técnico em Meio Ambiente

Sua principal função é adequar uma construção ou área de produção às normas de proteção ambiental. Esse profissional também realiza auditorias, elabora laudos e faz o levantamento e interpretação de dados de controle ambiental, além de colaborar na criação de políticas socioambientais.

Para exercer essa profissão, é necessário gostar de lidar com projetos e relacionar-se com órgãos e entidades ambientais. Esse profissional deve ser comprometido com o desenvolvimento ambiental, social e econômico, sempre pautado pelos valores morais, éticos e ambientais no desempenho de suas funções.

O campo de atuação do técnico em Meio Ambiente é amplo. Ele pode trabalhar em engenharia, construção civil, organizações públicas, privadas e não-governamentais, indústria, consultoria, estações de tratamento de resíduos, dentre outros.

Viu como os profissionais de nível técnico têm muitas oportunidades? Se você ainda tem dúvidas sobre qual curso escolher, confira os cursos técnicos com melhores salários e veja as áreas que mais tem a ver com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *