APOPRONATEC

Pronatec 2017: entenda as mudanças e saiba como participar!

O Pronatec 2017 é uma excelente porta de entrada para aqueles que desejam cursar o ensino técnico. O programa oferece bolsas em instituições de qualidade, sendo uma ótima alternativa para pessoas que estão com muita vontade de estudar, mas com o orçamento um pouco apertado.

Se esse é o seu caso, veja a seguir as principais mudanças e entenda como participar!

Como funciona o Pronatec?

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar o acesso ao ensino por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

Nesse programa, o foco está nas bolsas de estudos, que podem ser obtidas para áreas como informática, administração, eletrônica, segurança do trabalho, edificações, entre outros.

A maioria dos cursos é oferecida para formação de nível técnico, à ser realizada em conjunto ou após o ensino médio. No entanto, também existe a possibilidade do estudante participar dos programas de formação inicial e continuada (FIC), similares aos conhecidos cursos profissionalizantes.

Dito isso, ainda é importante ressaltar que as vagas são limitadas. Logo, o quanto antes você conhecer os requisitos e estiver pronto para realizar a inscrição no programa, maiores serão as suas chances de ser contemplado.

Quais são as principais vantagens do programa?

A principal vantagem do Pronatec é a possibilidade de estudar sem arcar com as despesas do curso técnico. De fato, o objetivo do programa é, justamente, tornar a educação mais acessível, bem como suprir a grande demanda por profissionais com essa formação.

Além disso, vale ressaltar também a qualidade dos cursos oferecidos. O estudante beneficiado pelo Pronatec 2017 tem acesso ao mesmo ensino oferecido aos alunos que pagam a mensalidade.

Com efeito, a perspectiva é de um conteúdo de excelência, permitindo ao aluno competir em pé de igualdade pelos empregos existentes no setor escolhido.

Sendo assim, se você é jovem e recém saiu do ensino médio, essa pode ser a sua chance de se qualificar e crescer profissionalmente.

Quais são as mudanças para este ano?

Para o ano de 2017, ampliaram-se o número de parcerias com instituições privadas em relação ao ano anterior. Tal medida foi adotada em busca do aumento e da diversificação das oportunidades. Assim, a chance de ser contemplado cresceu bastante.

Atualmente, as vagas são distribuídas por meio do sistema Sisutec, pelo portal do MEC ou diretamente pelas instituições parceiras. No primeiro caso, a realização do Enem é obrigatória. Nos demais, varia de instituição para instituição.

Como participar do Pronatec 2017?

Não existe uma regra absoluta aplicável a todas as instituições de ensino, uma vez que as escolas técnicas podem definir certos critérios para concessão de vagas.

Contudo, pode-se dizer que, geralmente, os cursos oferecidos têm como requisito a formação de nível médio. Isso, porque a maioria dos cursos técnicos são pensados para serem realizados depois do 2º grau, embora o programa também ofereça opções de ensino concomitante.

De todo modo, é importante entrar em contato com a própria instituição de ensino. E, principalmente, obter informações sobre os tipos de curso oferecidos, os prazos para inscrições no Pronatec 2017 e os requisitos para participar da seleção.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o Pronatec? Entre em contato com a nossa equipe e cadastre-se em nosso processo seletivo!