Como se portar em seu primeiro estagio

Você sabe como se portar em seu primeiro estágio? Confira nossas dicas de sucesso!

Para muitos estudantes, o primeiro estágio é o primeiro contato com o mundo corporativo. Ele é uma ótima oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática e ganhar experiência.

Nesse período, o estagiário que se destaca pode vir a ser contratado pela empresa e ingressar no mercado de trabalho. Para ter sucesso, você deve aproveitar bem todas as oportunidades oferecidas.

Confira abaixo nossas dicas para tirar de letra seu primeiro estágio!

1. Familiarize-se com a empresa

É importante que o estagiário se mostre familiarizado com a empresa, seus produtos, seus valores e a forma de trabalho antes de começar o estágio. Dessa forma, a adaptação será mais rápida e seu envolvimento nos projetos da empresa será maior.

2. Seja sociável no primeiro estágio

Esse é o momento ideal para fazer networking! Então, seja simpático e gentil com todos, procure interagir com várias áreas, você trabalha na empresa como um todo e é importante deixar uma boa impressão nas pessoas. Nessa fase, cuidado para não ser indiscreto com perguntas íntimas e fofocas no ambiente de trabalho.

3. Mantenha sempre a pontualidade

Cumprir o horário de trabalho é a primeira forma de você demonstrar o seu compromisso com a empresa. Para isso, é importante que você faça o planejamento do seu dia, de forma que não se atrase e chegue no horário combinado.

Sobre fazer hora extra, é preciso discutir com seu superior a real necessidade disso. Algumas empresas são contra essa política no período de estágio, portanto, é melhor que isso esteja bem alinhado com seu chefe.

4. Mostre interesse pelas atividades

O estágio é um período de grande aprendizado e desenvolvimento, onde você deve aproveitar todas as oportunidades oferecidas para seu crescimento. Para que isso aconteça, você deve demonstrar que gosta de suas atividades e está pronto para receber novas. Dessa forma, seu envolvimento com a empresa será cada vez melhor.

5. Solicite feedback

Você está iniciando a sua carreira agora, então, é comum cometer alguns erros. Nessa hora, é essencial que você peça feedback ao seu chefe e isso não deve ser feito só ao final do estágio! Quem recebe críticas construtivas ao longo do trabalho tem mais chances de evoluir, por isso, esteja preparado para ouvi-las.

6. Saiba o momento certo de sair do estágio

Em alguns casos, o período de estágio pode não ser produtivo e quando isso acontece é melhor você sair e procurar outra oportunidade que se encaixe mais no seu perfil ou nas suas expectativas.

Alguns desses casos são: quando você não tem interesse pela sua área de atuação, quando está dedicando muito tempo ao estágio e se prejudicando nas disciplinas e, principalmente, quando não está aprendendo.

Antes de sair, é conveniente tomar alguns cuidados para que você possa concluir bem essa etapa. Mantenha contato com seus colegas de trabalho, procure não sair brigado com ninguém, nem falando mal do seu chefe e até o último dia de estágio, continue trabalhando e concluindo as tarefas que lhe forem passadas.

Esperamos que você coloque nossas dicas em prática e tenha sucesso no seu primeiro estágio! Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *