Profissão Técnico em Edificações

3 de março de 2013

Saiba mais sobre a função de um Técnico em Edificações, as atividades que poderá desempenhar, o mercado de trabalho, a remuneração média e a formação profissional.

O técnico em Edificações atua no planejamento, execução e manutenção de obras, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de instalações, dando-lhes a forma gráfica adequada e detalhando as informações necessárias à execução da obra. O profissional gerencia o canteiro de obras no fluxo das atividades e fiscalização dos serviços.

 

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Edificações:

* Aprovar projetos de edificações em órgãos públicos.
* Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos e demarcações de terrenos.
* Elaborar representação gráfica de projetos.
* Propor alternativas para uso de materiais e técnicas construtivas.
* Elaborar cronogramas e orçamentos.
* Supervisionar as sucessivas etapas construtivas de obras.
* Executar e acompanhar projetos de instalações prediais.

 

Média Salarial:
R$ 1.454,31 a R$ 3.021,00
Fonte: Guiarh

 

Guia da profissão

Disciplinas como Física, Cálculo, Desenho e Matemática devem estar entre as preferidas do estudante que deseja ingressar nesse curso. Esse segmento se relaciona a atividades de planejamento que vão desde o acompanhamento e orientação técnica até a execução e manutenção de obras civis.

O técnico em Edificações demonstrará um perfil que possibilite exercer liderança no desenvolvimento dos projetos. Além de conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, incluindo a formação ética.

O ramo da Construção Civil é destaque entre os setores que mais geram empregos no País, especificamente no que diz respeito à mão-de-obra especializada para o canteiro de obras. Segundo dados atuais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média mensal de carteiras assinadas é de trinta mil por mês. Essa é a atividade econômica que mais cresceu no período, com taxa de 8,89 pontos percentuais acima da média de crescimento de todo o Brasil.
(Fonte: Ministério do Trabalho)

 

Formação

O Curso Técnico em Edificações visa à formação de profissionais técnicos de nível médio. Ele atua como gerenciador dos processos construtivos, utilizando métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos. A finalidade é garantir a qualidade e a produtividade dos processos da construção predial, sem perder de vista a segurança dos trabalhadores.