Comportamentos que dificultam a comunicação no trabalho

3 de março de 2013

Existem certos comportamentos e atitudes que são verdadeiros desastres para quem que ter sucesso na carreira profissional, destaca Lícia Egger-Moellwald, consultora de imagem e etiqueta corporativa. Radical, vaidoso, mal-humorado e autoritário são alguns dos adjetivos que impactam diretamente no bom relacionamento e na boa comunicação dentro do ambiente de trabalho.

“Podemos dizer que pessoas mal-humoradas, pessimistas ou ameaçadoras são as que mais podem comprometer a comunicação no ambiente de trabalho. Em situações assim, o ambiente é sempre pesado, pois esses profissionais fazem com que suas opiniões e atitudes criem barreiras para o entusiasmo e a criatividade dos demais colaboradores”, explica Lícia.

Como agir.

Segundo a especialista, há duas possibilidades viáveis para tentar resolver o problema: uma saída é procurar um momento de descontração e abrir o jogo com o envolvido de forma positiva e nunca na frente de outros colegas. A outra opção é procurar diretamente um profissional da área de recursos humanos (RH) e pedir a sua intervenção.

O papel do RH é alertar os profissionais que possuem comportamentos que não condizem com o esperado e incentivá-los a melhorar e adequar atitudes que não estejam de acordo com a empresa, explica a consultora.

E imaginando que todos gostam de ser bem vistos e queridos a melhor maneira de evitar comportamentos que não sejam bem aceitos, segundo a consultora, é:


Dicas

• Pratique sempre a autoavaliação;
• Saiba reconhecer seus erros e não tenha pudor em pedir desculpas quando necessário;
• Entenda que o sucesso profissional depende em muito da forma como agimos com nossos parceiros de trabalho;
• Busque e aceite a cooperação de todos;
• Lembre-se que não somos todos iguais e que as diferenças podem melhorar o desempenho do grupo;
• Peça aos colegas um feedback sobre seu trabalho e postura profissional.