Setor financeiro é o que paga maior valor a estagiário

3 de março de 2013

Bancos e instituições financeiras oferecem uma média de R$ 1.525 para quem ocupa vagas de estágio de seis horas. O valor é o mais alto entre os oito levantados pela Page Talent, braço da consultoria Michael Page dedicado a profissionais em início de carreira. A sondagem foi realizada São Paulo, com 61 clientes da consultoria, e obtida com exclusividade pela Folha.

O mercado financeiro está em primeiro no ranking porque as instituições exigem profissionais das universidades consideradas de primeira linha, na análise de Manoela Costa, headhunter da Page Talent. “Principalmente bancos de investimento”, ressalta.

Do lado do candidato, o valor da bolsa-auxílio e o nome da empresa são os itens que mais chamam a atenção “num primeiro momento”, segundo Eduardo de Oliveira, superintendente do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

A oportunidade de aprendizado, no entanto, é o que deve pesar na hora da candidatura, assinala o executivo.

Outros aspectos são as atividades a serem desempenhadas, os valores da empresa e a possibilidade de conciliação com os horários de estudo, complementa Adriana Roggieri, coordenadora da Foco Talentos.

Essas características foram as que Victor Hugo Santos, que está no terceiro ano de administração pública na Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho), avaliou antes de deixar um emprego fixo não relacionado a seu curso para fazer um estágio.

“Sempre olhamos a questão salarial, mas temos que levar em conta também o que vamos aprender”, comenta. Ele recebe dois salários mínimos de bolsa (R$ 1.090), o que está de acordo com a pesquisa.

Já o estágio de Otávio Dutra, 20, em um banco pagava R$ 545, abaixo do que a pesquisa indica como média para o segmento, e oferecia vale-alimentação.

Ele, contudo, diz que a experiência foi válida. “Moro com meus pais, então não tenho grandes despesas. No estágio, pude trabalhar com o gerente da área jurídica e ter contato com os clientes”, comenta.

O estudante podia ter renovado o contrato, mas preferiu aguardar outra oportunidade –ele quer ingressar em uma consultoria para poder comparar as duas experiências e verificar qual área é mais atraente para seu perfil.

Para escolher um estágio:

• Procure empresas em segmentos nos quais pretende trabalhar para conhecer o dia a dia do setor
  • Busque dados sobre o desempenho do segmento na economia
  • Informe-se sobre o que os processos oferecem em termos de aprendizado e oportunidade de contratação e de crescimento profissional
  • Pesquise sobre como a empresa está posicionada em seu mercado
  • Verifique o que a organização oferece em termos de desenvolvimento profissional (cursos e treinamentos, por exemplo)
  • Converse com amigos e conhecidos que já tenham experiência nesse segmento
  • Peça orientação de professores e da área responsável por estágios na faculdade

Fontes: entrevistados

Média de valor da bolsa-auxílio paga a estagiários, por setor

Estágios de seis horas:

Finanças (R$ 1.525)