As oito carreiras técnicas com maior expansão de vagas no Brasil.

21 de agosto de 2013

Ipea aponta criação de mais de 400.000 postos de trabalho entre 2009 e 2012.
A área de ciência da saúde humana — que compreende enfermagem, prótese, odontologia, óptica, terapias complementares e estéticas — é o ramo técnico que registrou maior crescimento do número de postos de trabalho no Brasil entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012. A informação consta do estudo Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa, feita entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012, é fundamentada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No período analisado, foram criados 402.490 postos de trabalho para técnicos de nível médio. O número inclui profissionais que trabalham em jornada integral (44 horas semanais), mas também em regimes inferiores.

Os valores foram atualizados para preços de dezembro de 2012, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, excluiu-se o efeito da inflação no período.

Confira a seguir a lista com as oito carreiras técnicas mais procuradas pelo mercado de trabalho:

1º lugar – Técnicos da ciência da saúde humana: Fazem parte desse grupo técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em próteses e imobilizações ortopédicas, odontologia, óptica e optometria, terapias complementares e estéticas. Segundo a pesquisa, a cada cem novos postos de trabalho abertos para técnicos de nível médio, cerca de 25 foram preenchidos por profissionais da área de ciência da saúde humana.

2º lugar Técnicos em eletroeletrônica e fotônica: A categoria é formada por profissionais especializados em eletricidade, eletrotécnica e eletrônica, além daqueles que atuam em telecomunicações, fotônica e calibração e instrumentação. A cada cem novas contratações de técnicos de nível médio, onze se enquadraram nesta categoria.

3º lugar – Técnicos de nível médio em operações comerciais (Técnico em Comércio): O grupo reúne vendedores, representantes comerciais autônomos, corretores de seguros, corretores de imóveis, técnicos em serviços de turismo e em organização de eventos, entre outros. Dez em cada cem novos empregos para técnicos de nível médio foram destinados a estes profissionais.

4º lugar – Técnicos das ciências administrativas (Técnico em Administração): Fazem parte do grupo profissionais administrativos, como técnicos em contabilidade, administração, segurança do trabalho, secretariado, taquígrafos, serventuários da Justiça, entre outros. Segundo dados do estudo, ao menos oito em cada cem vagas de trabalho de técnicos de nível médio foram destinadas para a categoria.

5º lugar – Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante: O crescimento deste grupo foi mais significativo na região Norte do país.

6º lugar – Técnicos em informática: O sexto lugar das carreiras de nível técnico que mais demandaram profissionais, e registrou um grande número de empregos, foi a área de informática.

7º lugar – Instrutores e professores de escolas livres: Professores e instrutores de cursos e escolas livres entraram para o sétimo lugar no ranking de carreiras mais procuradas entre o período de 2009 e 2012.

8º lugar – Desenhistas técnicos (Técnico em Edificações) e modelistas: Finalizando a lista das oito profissões de nível técnico que mais geraram oportunidades de emprego no Brasil estão os desenhistas técnicos e modelistas.

Fonte: Veja.abril

A Apoena Cursos Técnicos empenha-se cada vez mais em oportunizar aos estudantes, uma formação capacitada e com reconhecimento. Para tanto, oferta o Cursos Técnicos em Administração, Comércio, Contabilidade, Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos.

Saiba mais em: www.apoenacursostecnicos.com.br