Qualificação com mais rapidez

23 de setembro de 2013

Confira matéria veiculada no jornal Diário do Nordeste, sobre cursos técnicos a distância, com a participação da gestora de EAD da Apoena Cursos Técnicos, Nazareth Magalhães.


Empresas de grande porte investem na capacitação de seus funcionários na modalidade à distância

Para muitos profissionais inseridos no mercado – ou mesmo aqueles ainda em formação – que pensam em aprimorar os conhecimentos, uma interessante alternativa tem sido a capacitação na modalidade à distância.

Tendência mundial, fazer cursos no conforto de casa, com professores renomados e instituições de credibilidade tornou-se mais comum do que se imagina. Entre 2009 e 2010, por exemplo, o crescimento de alunos à distância foi de 10,9%. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2011 já havia 817.887 matrículas em Educação à Distância (EAD) no Brasil. Desse total, 435.306 encontravam-se no Sul; 195.257 no Sudeste; Centro-Oeste veio em seguida com 111.061; enquanto 65.234 estavam no Nordeste e 5.020 no Norte.

O chamado “auto-estudo” é a principal ferramenta nessa modalidade. Nela, o aluno tem total liberdade de decidir onde, quando e como estudar.

Para quem é adepto do modelo tradicional – onde há sala de aula e professor – a especialista em EAD e diretora na Apoena Cursos Técnicos, Nazareth Sá Magalhães, lembra que “após conseguir uma estabilidade financeira, (o aluno) decide investir na capacitação profissional e necessita ser nesta modalidade, devido à flexibilidade de horário e custo”. A diretora ainda reforça que “o curso não é integralmente à distância. O aluno tem aulas práticas presenciais, que são realizadas nos polos. É nesse momento que ele pratica tudo o que estudou no Ambiente Virtual de Aprendizagem”. O método conta com tutores e monitores.

Organização e disciplina

“A utilização de qualquer processo de EAD exige disciplina tanto por parte do aluno, quanto por parte do professor. O planejamento prévio do que será apresentado ao longo do tempo deve ser muito bem realizado”, destaca o coordenador do núcleo EAD da Unifor, professor Mateus Mosca. Ele ainda fala das vantagens de ambientes educativos virtuais. “Imagine-se numa aula prática de química, que precisa ser ministrada em um laboratório real. No entanto, antes de o aluno ser conduzido àquele laboratório real, ele pode simular os experimentos em um laboratório virtual, sem o risco de ser destruído por uma explosão real”.

Para quem pensa em atuar em organizações de grande porte, a boa notícia é que muitas já buscam firmar contratos destinados à formação de suas equipes justamente usando EAD.

Apoena Cursos Técnicos

Rua Princesa Isabel, 1533, Farias Brito. Tel.: (85) 3454-1010

 

 

Fonte:  http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1320465