O Técnico em Edificações e a vivência na cidade.

11 de agosto de 2015

É notável que a estrutura de qualquer cidade é efêmera. Apesar da justificada insistência dos órgãos públicos em preservar prédios históricos, praças e monumentos, a estrutura massiva da cidade está mudando constantemente. Basta observar da janela do seu prédio, nas ruas em que você transita no caminho de casa para a escola: Prédios enguem-se, calçamentos viram asfalto, praças viram cruzamentos. A cidade muda, e o Técnico em Edificações participa diretamente deste processo.

Assim, atestado a necessidade incessável de crescimento da metrópole, temos na profissão de Técnico em Edificações um mercado que virtualmente sempre precisara de novos e competentes profissionais. Afinal, a construção civil é um dos setores mais relevantes da economia brasileira, com cerca de 172.703 empresas atuantes no mercado, e ainda passa por uma fase de grande crescimento. O Técnico em Edificações irá participar de todo o processo que envolve a construção civil, podendo ir da projetação a coordenação, orientação técnica e manutenção. Seguindo a proposta dos cursos técnicos, é uma profissão que oferece um abrigo certo no mercado de trabalho.

Mas especificamente, o que faz um Técnico em Edificações? Digamos que se você tem a aptidão para disciplinas como Física, Cálculo, Desenho e Matemática, o curso será o lugar onde você maximizara tais técnicas a ponto de aplica-las em seus projetos. Vale lembrar ainda que o curso tem duração de 18 meses, tempo mais que suficiente para formar profissionais de alta qualidade.

Além do mais, o Técnico em Edificações precisa ser um profissional não só competente, mas também conectado com as formas de ver a cidade. Gradativamente, aquele profissional que não se interessa por causas socioambientais vem sendo substituído por novos que entendem que o concreto pode e deve coexistir com o verde: A Construção Sustentável.

Segundo o presidente da CBIC (Câmara Nacional Indústria da Construção), Paulo Safady Simão, o conceito de Construção Sustentável nos remete a um conjunto de metodologias e produtos adotados antes, durante e após os trabalhos de construção, para que o empreendimento não agrida o meio ambiente, proporcione um uso racional de energia e recursos naturais e promova uma melhora na qualidade de vida dos usuários. Entre seus benefícios estão redução do consumo de energia durante a fase de produção de materiais ou construção do empreendimento; otimização no uso dos insumos; redução expressiva da geração de resíduos sólidos e reciclagem desses resíduos; redução dos custos de manutenção do empreendimento; redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e sobre as comunidades vizinhas aos empreendimentos; entre outras contribuições.

Sendo assim, o Técnico em Edificações literalmente trabalha para construir a história, podendo deixar para as gerações futuras, uma nova forma de ver a cidade. E você pode atingir essa capacidade em 18 meses, na Apoena Cursos Técnicos. Não perca mais tempo, construa a história da sua cidade através do seu trabalho: http://www.apoenacursostecnicos.com.br/cursos-tecnicos-fortaleza/cursos-tecnicos/tecnico-em-edificacoes/