A necessidade da independência das Mulheres

17 de setembro de 2015

Recentemente, na nossa unidade da Domingos Olímpio, ministramos um curso sobre hidráulica doméstica, voltado ao público feminino, tudo em parceria com a TIGRE. O curso foi muito proveitoso e diferente do que provavelmente uma sociedade patriarcal pode pensar, a procura pelo curso foi massiva. Nosso auditório ficou repleto de mulheres fortes, das mais diversas idades e ocupações profissionais, querendo, buscando a independência de resolver por conta própria seus problemas hidráulicos do dia a dia.

Esse resultado positivo é interessante para a Apoena pois, não nos interessa apenas lotar turmas, ou minicursos, mas sim oferecer um serviço relevante não só para as grandes corporações, mas também para a sociedade. Quando compactuamos com a formação de mulheres em setores que, infelizmente não abrem espaço para elas, contribuímos para a criação de uma sociedade mais igualitária. Com cursos assim não ensinamos apenas uma mulher a apertar um cano, mas sim, a ajudamos a ser cada vez mais independente, como deve ser.

Pode parecer pouco, mas é fato que o Brasil é um país ainda patriarcal e machista. E sim, machismo mata. Segundo pesquisadores, 9% das mulheres acreditam que tenham feito alguma coisa para ‘merecer’ a agressão a qual diariamente são obrigadas. “9% me parece que é um número significativo e que merece atenção do poder público”, diz Cristiane Brandão, professora Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora da pesquisa. Ela explica que o número é um sintoma da sociedade brasileira, “machista e patriarcal”.

Assim, quanto mais independente a mulher for, mais forte ela será. Um dia, foi usar minissaias, hoje, pode ser o aprendizado hidráulico, e para o amanhã lutamos juntos. Pelo menos, nós da Apoena, assumimos esse compromisso. Com nossa gama de cursos técnicos e profissionalizantes, colocamos no mercado mulheres cada vez mais especializadas e prontas para ser cada vez livres e fortes. Sabemos que a luta não é fácil, mas com nossa ajuda, você não fica pelo caminho.

Procure um de nossos cursos: http://www.apoenacursostecnicos.com.br/